Os trabalhadores da construção civil que atuam no município de Parnaíba têm até o dia 10 de setembro para se inscreverem no Programa Rede Certific, que concede um certificado profissional atestando as habilidades e competências em cada área.
O certificado de grande valor junto ao mercado de trabalho é expedido aos interessados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), antigo Cefet, para trabalhadores de diversas áreas, como pedreiro, carpinteiro, eletricista e muitas outras.
A informação é do professor Jéferson Carvalho, do campus do IFPI em Parnaíba. Ele informou ainda que a certificação acontecerá mediante uma série de procedimentos com o objetivo de aferir a capacidade profissional das pessoas que se inscreverem até a data informada. “Aqueles que não forem considerados habilitados na primeira avaliação, serão encaminhados a uma escola municipal para se capacitarem e, no final concorrerem ao certificado”, explicou Jeferson. A Prefeitura de Parnaíba é parceira do IFPI na execução do programa no município.
As pessoas interessadas devem ter idade mínima de 18 anos e estar atuando na profissão em que deseja ter o reconhecimento profissional do IFPI. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro, na sede da instituição, situada na BR 402, próximo ao Carpina. Poderão se inscrever gratuitamente todos os profissionais, independente do seu nível de escolaridade.
Segundos informações da direção do IFET em Parnaíba, a inscrição terá três etapas obrigatórias: pré-inscrição; participação em evento de orientação sobre o Processo de Reconhecimento de Saberes e Inscrição mediante o preenchimento do questionário sócio-profissional do respectivo perfil profissional ao qual se pretende adquirir certificação.
Para que um profissional seja certificado, ele deve atender a alguns pré-requisitos, que envolvem tanto habilidades práticas quanto educacionais. Se o trabalhador dominar o ofício na prática, mas não souber ler, por exemplo, será encaminhado a uma escola da prefeitura dos municípios participantes. E, se o trabalhador apresentar problemas na área prática, o próprio instituto atuará na qualificação. Ao final, se aprovado, o trabalhador terá sua Certificação Profissional.
REDE CERTIFIC - Instituída pela Portaria nº 1.082, a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific) é uma proposta dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. A expectativa é de que os serviços da Rede atendam a 30 milhões de trabalhadores em todo país. A certificação é da competência dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a quem cabe estabelecer um calendário próprio para as atividades. Todo o processo de certificação é gratuito.
Leia também:
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Texto: F.Carvalho, com informações do IFET, campus de Parnaíba
Fonte: Texto: F.Carvalho, com informações do IFET, campus de Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário