sábado, agosto 21, 2010

Piauí é o último no ranking nacional em escoamento e coleta de esgoto, diz IBGE

Esgogo a céu aberto
Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado ontem (20.08) mediu a oferta de serviços e satisfação da população com a coleta de lixo, abastecimento de água, e esgoto prestados pelos municípios.

A notícia não é nova. Porém, continua na pauta do dia-a-dia dos piauienses. Exatos dez municípios no Piauí oferecem aos domicílios acesso a coleta de esgoto, sendo que somente a metade deles oferece, também, tratamento para a coleta. Isso equivale a apenas 1,5% de acesso geral (coleta mais tratamento) de esgoto sanitário no Estado Os dados atualizados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Os resultados não são animadores para o Piauí, já que o Estado ocupa a pior posição no ranking nacional de satisfação com o serviço.

A coleta de esgoto chega à apenas 1,5% dos municípios do Piauí (última posição nacional). Em comparação com Estados vizinhos como Pernambuco e o Ceará, que apresentam, respectivamente, os índices de 88,1% e 69,9%, pode-se perceber com clareza o mal resultado.

Com relação à coleta de lixo, apenas 39% dos municípios piauienses declararam prestar esse serviço diariamente no centro urbano, índice inferior ao registrado na região Nordeste (69%). Dos 181 municípios que ofertam esse serviço ainda apresentam outra característica: os insumos são depositados em locais com presença de animais e/ou com ocorrência de queimadas.

Na mesma pesquisa constatou-se que apenas 4,9% dos domicílios piauienses estão ligados à rede coletora de esgoto, superando apenas Amazonas, Amapá, Pará e Rondônia.

Os dados referentes ao abastecimento de água são os seguintes: dos 219 municípios que declararam tem sistema de distribuição de água, 119 (55%) tem água é tratada parcialmente e outros 53 (24%) não tem qualquer tratamento.

Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Mandu Ladino disse...

Os governantes do Piauí só investem em obras que a população veja diariamente. Esgotamento sanitáio fica debaixo do chão, ninguém vê, por isso é que ninguém investe.
Não pensam na saúde da população que com obras dessa natureza iria melhorar bastante, até mesmo a perspectiva de vida melhora. Se tem saúde, a vida é mais longa.
Um bom exemplo de que não há preocupação com a saúde da população e o esgoto sanitário de Parnaíba que já vai fazer dois anos que começou mais não se sabe quando será que vai ser concluído.
Ainda assim, os ingênuos parnaibanos vai votar na continuação dessa gente que não tá nem aí para a população.
É uma lástima!