![]() |
Incêndio em Parnaíba ameaçava casas do Planalto Tremembés |
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ontem (24) que o número de focos de incêndios registrados no Estado este mês já é duas vezes maior que o verificado em agosto de 2009.
Já foram registrados mais de 400 focos em agosto, faltando ainda uma semana para o fim do mês. Enquanto em agosto de 2009 ocorreram 197 focos. Para conter essa onda de incêndios que assustam a população e degradam o meio ambiente, o Ibama no Piauí recebeu esta semana sete novas viaturas que serão utilizadas para prevenir e combater as queimadas. Além disso, outras cinco devem chegar em até 30 dias.
Das 12 novas viaturas, quatro ficarão na sede da superintendência, em Teresina, auxiliando na fiscalização. Outra será encaminhada para o escritório do Ibama em Parnaíba. E as sete restantes serão distribuidas entre as regiões onde há mais focos de incêndios. Além desta aquisição, o instituto também aumentou os recursos humanos destacados para a mesma finalidade.
Segundo Romildo Mafra, superintendente do Ibama no Piauí, mais de 100 pessoas estão destacadas para combater os incêndios. Elas estão divididas em sete brigadas, que se locomovem entre municípios estratégicos, onde a incidência das queimadas é maior. Adelquis Monteiro, chefe substituto de Fiscalização do Ibama, afirma que a maior incidência de incêndios ocorre nos meses de B-R-O-BRÓ, quando a umidade do ar cai drasticamente.
Romildo Mafra lembra que, além do fator clima, a ação humana também é determinante para o agravamento desse problema que, todos os anos, demanda um trabalho intensivo do Corpo de Bombeiros e do PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), que é vinculado ao Ibama. “Muitos trabalhadores da terra realizam queimadas com a doce ilusão de que elas nutrem a vegetação cultivada, quando, na verdade, o fogo apenas destrói e resseca o solo”, pondera Romildo.
Hoje, Uruçuí, Bom Jesus e Teresina são as cidades piauienses que apresentam mais focos queimadas. Mesmo com um aparato maior para combater e prevenir incêndios, a capital está entre as que apresentam mais queimadas por conta da falta de consciência de parte da população, conforme explica Romildo Mafra. Segundo o superintendente, os terrenos baldios, as chácaras e as fazendas são os locais onde há mais pontos de queimadas. “Boa parte delas são dolosas, ou seja, há a intenção de realizar a queimada”, lamenta Romildo.
As novas viaturas obtidas pelo Ibama devem permanecer no interior do Estado até os meses de novembro e dezembro, quando chega ao fim o período de irradiação solar mais forte e tem início o período chuvoso.
Veja também:
INCÊNDIO EM PARNAÍBA
No último domingo (22) o Proparnaiba.com noticiou um incêndio na área de mata do bairro Planalto Tremembés na cidade parnaibana. O fogo foi controlado pelos próprios moradores que chamaram o Corpo de Bombeiros e os mesmo não poderam se deslocar até o foco do incêndio em virtude do carro-tanque da corporação está com problemas mecânicos.
A guarnição só foi enviada para o local duas horas depois do início do incêndio quando os bombeiros conseguiram, empurrando, colocar um outro veículo para funcionar.
Edição: Jornal da Parnaíba
Por: Jornal O Dia e Proparnaíba
Por: Jornal O Dia e Proparnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário