![]() |
Acerola produzida no Distrito Irrigado dos Taboleiros Litorãneos em Parnaíba-PI |
A fruticultura orgânica ganhou novo impulso depois da certificação da Cajuína Cristal, produzida no Distrito Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, Ditalpi. A área foi destinada à fruticultura por ter vegetação semelhante ao cerrado e por possuir uma temperatura de 27º, ideal para o cultivo de frutas e grãos. Nesse ambiente o cultivo sem uso de agrotóxicos ganha destaque.
“A Cajuína Cristal é pioneira na certificação orgânica. O processo de certificação foi uma iniciativa do produtor, que custeou 50%, em parceria com o Sebrae no Piauí, responsável pelos outros 50% do valor da certificação”, conta o gerente do escritório do Sebrae em Parnaíba, Élcio de Lima Nunes. Ele acrescenta que o caju utilizado na fabricação da bebida já possuía certificação de produto orgânico e que isso colaborou no reconhecimento da cajuína.
A Cajuína Cristal é a primeira do Piauí a receber certificação como produto orgânico. A bebida, a base de caju, é fabricada no Ditalpi há mais de cinco anos. Além da certificação orgânica, a Cajuína Cristal também deverá receber o Selo de Indicação Geográfica, IG, que caracteriza a cajuína produzida no Estado.
“Com esse resultado a expectativa é que novas empresas sejam atraídas para o processamento de frutas orgânicas na região. Atualmente, só o caju é processado no Ditalpi”, explica o gerente.
O Ditalpi possui uma área de dez mil hectares encravados entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes. Além do cultivo do caju, o território é destinado ao cultivo de melancia, caju, coco, acerola, goiaba, milho, feijão e laranja, todos utilizando técnicas orgânicas certificadas. Entre as frutas cultivadas a que tem maior volume produtivo é a acerola.
“Consegue-se produzir cerca 45 mil quilos por hectare, o que é um ótimo índice produtivo”, ressalta o gerente. A produção da acerola é feita em larga escala e vendida para empresa Nutri Light, que processa o fruto para a fabricação de pó para extração da vitamina C.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário