terça-feira, julho 20, 2010

Faminiano, ex-presidente da OAB de Parnaíba pode se apresentar a qualquer instante

O advogado Faminiano Araújo Machado, ex-presidente da subsecção de Parnaíba da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Piauí – OAB/PI, atualmente na condição de foragido em função da existência de um mandado de prisão expedido pelo juiz da comarca de Parnaíba, na região Norte do Estado, deverá se apresentar a qualquer momento à justiça, oportunidade em que deverá ser preso e recolhido ao quartel do 2º BPM, de Parnaíba. A informação é que o advogado já está negociando a sua prisão.

O advogado Faminiano Machado é apontado pela polícia como líder de um grupo acusado de efetuar saques indevidos do seguro DPVAT. As investigações inicialmente foram realizadas pelo então delegado regional de Parnaíba, Eduardo Ferreira e depois prosseguidas pelo delegado Wilhame Moraes, integrante da Comissão de Combate às Ações do Crime Organizado – Cico, que representou pelos decretos de prisões preventivas de Faminiano Machado, sua companheira Maria Márcia Vieira, irmã Farlhiana Araújo Machado, além de Luís Uirajá Vieira Gaspar Pontes, corretor de seguros; policial militar Rogério Nunes da Costa, que exercia a função de escrivão da delegacia de Buriti dos Lopes, está preso no Quartel da PM de Parnaíba e sua esposa, Andrea Lorena Carvalho, atualmente recolhida na Delegacia da Mulher, em Parnaíba.

Desde o dia em que o juiz da 2ª Vara Criminal da comarca de Parnaíba, decretou as prisões, o delegado Willame Moraes está diligenciando com a sua equipe no sentido de prender todos os acusados de envolvimento no grupo, chegando a fazer investigações no interior do Ceará.

Os primeiros a ser presos foram Rogério Nunes da Costa e sua esposa Andrea Lorena Carvalho. Os demais acusados conseguiram escapar ao cerco policial, mas ontem, aconteceram contados marcando a apresentação e uma equipe da Cico foi deslocada para Parnaíba para dar o cumprimento a ordem judicial.

Após a acusação de comandar as fraudes, Faminiano renunciou ao cargo de presidente da secção parnaibana da OAB. O golpe no seguro DPVAT teria rendido R$ 13,5 mil, além de uma pensão por morte no valor de R$ 3,5 mil oriunda de fraude no INSS.

Há informações de que Faminiano Machado estaria na região Norte e foi orientado por um grupo de três advogados parnaibanos para que se entregasse à policia. O ex-presidente da OAB em Parnaíba, estaria aguardando um habeas corpus para se apresentar, o que não aconteceu até o fechamento da matéria.

Links relacionados:

Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Anônimo disse...

Está negociando com quem? Quem disse isso? Mas segundo a imprensa ele não estava no Ceará...