quarta-feira, junho 16, 2010

“Projeto Navegar” de Parnaíba está sem receber recursos por falta de prestação de contas

Criado em 1999, pela secretaria Nacional de Esporte, chegou a Parnaíba no ano 2000. Em 2001, 35 núcleos foram implantados em 18 estados brasileiros, beneficiando quase oito mil jovens. Desde 2006 o Gov. Federal não destina a verba do projeto pela falta de prestação de contas.

O jornalismo do proparnaiba.com conversou com um ex-monitor do projeto em Parnaíba que preferiu não ser identificado. Nosso entrevistado relata que já em 2001 houve uma paralisação nas atividades do projeto que acontecia na Lagoa do portinho. Somente em 2003, sob a coordenação do Capitão Moura , o navegar retornou. “O navegar funcionava com 11 instrutores para ministrar aulas de vela, canoagem e remo. Nós trabalhávamos com crianças carentes matriculadas em escolas públicas com uma faixa etária entre 08 e 15 anos. Eram uns 200 alunos ou mais”, ressaltou.

Segundo o ex-monitor, ele era remunerado em R$400,00 e tinha um desconto de R$44,00 para o INSS, “só que no INSS não consta nada”, denunciou.

As aulas do projeto aconteciam de segunda a sexta nos turnos manhã e tarde, para atender às crianças em horário alternativo ao de suas aulas. Os participantes contavam com um instrutor e dois monitores na vela e, um instrutor e um monitor, no remo e na canoagem. O projeto também dispunha de um “marinheiro”, pessoa responsável pela material utilizado nas aulas.

“Em 2004 o navegar parou de novo e só foi reativado em 2005, agora com o senhor Cláudio Rênio sendo o coordenador. O prefeito já era o Zé Hamilton e o secretário era o Chiquinho. Em 2006 ela parou e não funcionou mais”, declarou o entrevistado.

Saiba aqui tudo que acontece em Parnaíba e no litoral piauiense.

Fonte: Samuel C. de Aguiar/Proparnaíba

Nenhum comentário: