O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Sebrae, sob execução do Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCep), desenvolveu o Guia Turístico de Produção Associada com informações sobre artesanato, moda, culinária típica, agroindústria e manifestações culturais de 15 municípios brasileiros. O guia contará com versões impressa e on-line. A página, possibilita ao usuário o acesso a informações interativas, tais como a localização.
“A proposta é fazer com que os operadores de turismo, responsáveis pela formatação dos roteiros, tenham, em um só local, informações sobre os produtos e serviços com identidade local selecionados nos destinos”, explica a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque.
Clique aqui para navegar na página do Guia Turístico
Entre os municípios contemplados estão Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Nova Olinda e Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC).
Parnaíba é uma das quinze cidades brasileiras indicadas no guia de turismo nacional
A cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí, 318 km ao norte de Teresina, já faz parte do Guia de Produção Associada ao Turismo, uma iniciativa do Sebrae e do Ministério do Turismo.
Em janeiro deste ano, uma consultora em turismo está visitando o município e para conhecer o artesanato, a gastronomia e a cultura da região.
“Ao todo, quinze cidades brasileiras receberam visitas de consultores para constar do Guia. No Piauí, somente Parnaíba foi contemplada, como resultado de todo um trabalho desenvolvido na Rota das Emoções”, informa o gestor do Projeto de Regionalização do Turismo Jeri-Delta-Lençois do Sebrae no Piauí, Francisco Carvalho.
A Rota das Emoções é um roteiro integrado que vai de Jericoacoara, no Ceará, até os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, passando pelo Delta do Parnaíba, no Piauí.
O Guia da Produção Associada vai circular em operadoras de turismo, agências de viagens e demais instituições ligadas ao segmento do turismo no país. A checagem e a validação das informações estão sendo feitas pela turismóloga Karina Meireles.
“Foram checados todas as informações para que não fossem publicados dados antigos ou errados. Em março, um fotógrafo e uma jornalista foram a Parnaíba para preparar o guia”, explica Karina.
De acordo com a consultora, Parnaíba surpreendeu, especialmente, em relação ao artesanato e à gastronomia.
“Nosso Brasil é muito rico, nos surpreende sempre. Aqui em Parnaíba as rendas de bilro, o artesanato em taboa e a gastronomia do caranguejo são muito expressivos. Tenho procurado almoçar e jantar em locais diferentes, sempre com a visão dos turistas que visitam a cidade”, acrescenta Karina.
Fonte: Panrotas/Topnews e Sebrae-PI
Foto: Carlos Augusto Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário