O senador Mão Santa ainda não está definitivamente excluído da corrida presidencial. O ex-governador paulista José Serra foi escolhido no sábado como candidato do PSDB à Presidência da República ainda com a vaga de candidato a vice em aberto. Os que têm mais cacife eleitoral não querem correr o risco de ser candidato a vice na chapa de Serra.
O ex-governador Aécio Neves, o primeiro nome cotado para a vaga, preferiu concorrer ao Senado. Seu gesto foi avaliado como o de quem não acredita na vitória do correligionário. Apesar da grande ansiedade, especialmente entre seus aliados, a orientação do comando da campanha tucana é deixar o assunto do vice para depois.
Além de examinar a hipótese de escolher o senador tucano Álvaro Dias, do Paraná, como candidato a vice-presidente, o PSDB também avalia a possibilidade de encontrar um nome que atinja sobretudo o Nordeste, onde Serra está em maior desvantagem diante da petista Dilma Rousseff. Diversos nomes estão sendo analisados. Um deles é o do senador Mão Santa, hoje inegavelmente um político de projeção nacional, pelas suas aparições na TV Senado.
O PSDB não quer cutucar onça com vara curta. Por isso, faz oposição a Lula quase pedindo desculpa. Também não sabe como encontrar um discurso com apelo popular. Sua oratória é muito fria, tecnicista, distante da realidade e acuada. Nesse ponto, Mão Santa ajuda. O senador piauiense não é propriamente um anti-Lula, mas é indisfarçadamente um anti-PT. Seu discurso chega ao eleitorado que os tucanos não conseguem atingir.
Também conta a favor de Mão Santa o seu partido. O PSC é uma sigla de pouca expressão nacional. Em caso de vitória, o PSDB não teria dificuldade em agasalhá-la no governo, como Lula fez com o vice José Alencar e com o seu partido.
Além disso, Mão Santa na vice seria a cara do Nordeste na chapa tucana, o que aliviaria a pecha de que o PSDB é paulista e tem preconceito contra nordestino. No momento, atarantados diante do crescimento vertiginoso da ex-ministra Dilma Rousseff, os tucanos não estão enxergando isso. Mas podem acordar a tempo e sacramentar Mão Santa como vice.
Leia aqui tudo que acontece am Parnaíba e no litoral piauiense.
Fonte: Zózimo Tavares/Diario do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário