
Chamado de ELO, o sistema entrou em funcionamento no dia 10 de fevereiro, permitindo que o título seja retirado em apenas cinco minutos – até agora, o processo podia levar até 90 dias.
O sistema esta sendo implantado nos diversos estados da federação e hoje, 10 de agosto, é a vez dos eleitores do Piauí, que já podem solicitar o título eleitoral, pedir transferência de domicílio ou fazer a revisão de seus dados pela internet.
O projeto da Justiça Eleitoral "Título Net", prevê que, até agosto deste ano, todos os estados brasileiros contarão com este serviço. O sistema vai integrar todos os tribunais eleitorais do país. E, com ele, o problema das filas e do gerenciamento do processo de retirada do título de eleitor está com os dias contados.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera que, com a novidade, não haja mais perda de dados e ocorrência de qualquer tipo de fraude.
"O programa é 100 por cento seguro", garantiu o secretário de Informática do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Ricardo Negrão, em entrevista ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional AM.
Negrão informou que em breve todos os cartórios do país já poderão fazer a emissão de títulos de eleitor por meio da Internet.
O sistema já está em fase de teste no estado de Minas Gerais. No entanto, o Distrito Federal será o primeiro a utilizá-lo oficialmente.
A emissão de título de eleitor pela Internet só estará disponível nos cartórios, e não poderá ser feita de casa ou do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário