
O novo assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Turismo, Paulo Coutinho, esteve reunido com o superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, tratando de projetos de turismo no Estado, em especial da cooperação Brasil-Itália no Parque Nacional Serra das Confusões, com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.
Essa cooperação já existe há cinco anos e será retomada de 31 de agosto a 4 de setembro, quando o Estado receberá uma missão italiana que vai participar do I Workshop sobre experiências brasileiras e italianas na gestão de áreas protegidas. “A ideia é fazer um planejamento estratégico e sustentável, pois essa área já conta com plano de manejo preparado que prevê mais de R$ 7 milhões em investimentos de infraestrutura”, observa Roberto John.
O superintendente também adiantou que o governo italiano garantiu R$ 3 milhões de euros para investimentos na capacitação e para a realização de pequenas obras. Essa cooperação do Piauí com a Itália contempla nove municípios da região: Anísio de Abreu, Jurema, Caracol, Guaribas, Tamboril, Brejo, Canto do Buriti, Cristino Castro e Santa Luz.
O workshop tem uma proposta de programação que prevê o debate dos seguintes temas: comparação na gestão das áreas protegidas no Brasil e na Itália, do ponto de vista organizativo e normativo, instrumentos legais relacionados à conservação da natureza na Itália, elaboração e implementação de projetos de uso público nas áreas protegidas, gestão das atividades econômicas nos parques, gestão de espécies exóticas, desenvolvimento sustentável e a relação entre conservação e atividades econômicas de populações tradicionais, educação ambiental nas áreas protegidas do Brasil, gestão de áreas marinhas no Brasil e na Itália, gestão de conflitos e projetos específicos de conservação de espécies marinhas ameaçadas.
Ccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário