
Patinha de caranguejo com molhos diversos, maxixada com caranguejo e até um doce feito à base do crustáceo. Esses são apenas alguns dos pratos que serão apresentados durante o Festival do Caranguejo, que acontecerá na Ilha Grande e pretende movimentar o turismo na região.
A exemplo de anos anteriores, consultorias gastronômicas estão sendo feitas no município para que bares e restaurantes estejam preparados para atender os turistas e convidados do evento.
“Temos aqui vinte mulheres que estão aprendendo a fazer todos esses pratos”, informa a instrutora do Sebrae no Piauí, Inês Melo. Segundo Inês, as mulheres também vão ter noções de como montar um cardápio, de decoração de pratos, boas práticas de higiene e de atendimento ao cliente.
O festival acontece numa região que é considerada um dos mais importantes entrepostos pesqueiros do Estado, tendo como principal referência a extração do caranguejo. A atividade no litoral do Estado, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, garante trabalho e renda para 2.500 catadores.
O evento objetiva aquecer a economia da região através de ações em turismo, gastronomia, artesanato e extrativismo do caranguejo.
“O Festival do Caranguejo é mais uma iniciativa que tem não somente o apoio do Sebrae, mas também de outros parceiros como o Governo do Estado e a prefeitura de Ilha Grande, que vêem na região um celeiro de boas oportunidades, em especial, na extração do caranguejo e no turismo.
A população está sendo preparada para receber os visitantes, há uma grande motivação para o evento, a cidade está se movimentando para realizar o festival. Então, estamos confiantes que será um evento de sucesso”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.
O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Grande, tendo o apoio do Governo do Estado; da Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Instituto Cooperforte, entidade ligada à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Instituições Públicas Federais, Cooperforte; do Banco do Brasil; e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ITCP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário