sábado, agosto 08, 2009

Ilha Grande, Cajueiro da Praia e B. dos Lopes terão Sala da Cidadania

Os municípios de Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes, terão Sala da Cidadania implantadas dentro de 90 dias.
Atualmente existem 104 municípios do Piauí que não contam com cartório e a Secretaria Estadual de Administração (Sead), por meio da Unidade de Modernização, implantará, em um prazo de 90 dias, as 20 primeiras Salas da Cidadania nos 104 municípios que não possuem cartórios no Piauí.
A meta do Governo é que, até o final de 2010, todas essas cidades tenham locais de atendimento de cidadania básica, com a expedição de documentos pessoais.
O objetivo é contar com as instituições parceiras e oferecer mais de 100 serviços à população. Esses espaços de atendimento ao público estão sendo financiados pelo Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Pnage).
As salas serão instaladas nas cidades que já receberam a visita da comitiva de técnicos do Governo do Estado. A última dessas visitas técnicas foi feita, na semana passada, aos municípios da região dos Cocais e da Planície Litorânea. A comitiva é formada por técnicos das Secretarias de Administração, Segurança, Serviço Nacional do Emprego e Agência de Tecnologia da Informação.
“Nós estivemos em Cabeceiras, Esperantina, São João do Arraial, Joaquim Pires, Buriti dos Lopes e cajueiro da praia. Nós ainda vamos visitar nessa primeira fase Jacobina, Caridade, Simões, Marcolândia, Alegrete, Fronteiras, Pio IX e Francisco Macedo”, disse Raimundo Pereira, diretor de Modernização do Estado.
Raimundo Pereira explica que, na maioria dos municípios visitados pelos técnicos, serão instaladas as Salas da Cidadania, mas em algumas cidades de médio porte, como Esperantina e Campo Maior, serão implantados os chamados Espaços da Cidadania, que serão centrais de atendimento mais completos, com serviços mais amplos.
“Além da expedição de documentos como identidade e registro de nascimento, nessas centrais de atendimento serão oferecidos serviços do Sine, Agespisa, Junta Comercial, Junta Militar e outros serviços inerentes ao atendimento ao cidadão”, cita Raimundo Pereira.

Nenhum comentário: