
O Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio Norte inicia as consultas públicas na próxima terça-feira (4), na cidade de Barreirinhas (MA). “É um momento em que a sociedade vai avaliar a proposta do plano e apresentar prioridades”, observa o superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John.As consultas seguem o seguinte calendário: no Estado do Maranhão, os encontros acontecerão nas cidades de Barreirinhas (4), na quadra Valdyr Soares; e Chapadinha (6), no auditório do Cresu. No Piauí, em Esperantina (8), no Ginásio Poliesportivo Dídimo de Castro; e em Parnaíba (10), na Universidade Estadual do Piauí.
No Ceará, em Camocim (12), no Ginásio Poliesportivo Municipal; e em Tianguá (14), no Serra Grande Hotel.Quatro eixos principais estarão em debate durante essa fase: o ordenamento territorial e gestão ambiental; infraestrutura para o desenvolvimento; fomento às atividades produtivas dinâmicas e inovadoras; e inclusão social e cidadania.
Os trabalhos do GTI são coordenados pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo, e contam com a participação de dezenas de órgãos e instituições federais e dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável contempla 77 municípios nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, sendo 33 deles somente no Piauí, nos territórios dos Tabuleiros Litorâneos e Cocais. Tem como perspectiva o desenvolvimento sustentável da região e contempla uma gama de atividades, que inclui a agropecuária, o extrativismo, a pesca, o artesanato com vistas ao aumento da produtividade e a agregação de valor em sua produção primária.
Ccom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário