Com o anúncio da morte de mais sete pessoas, o ministro da Saúde afirmou ontem que o vírus da nova gripe está circulando no Brasil. José Gomes Temporão disse que o melhor remédio para combatê-la é a informação.
A confirmação de que o vírus da nova gripe está circulando no Brasil foi feita em Brasília, nesta quinta-feira, pelo ministro da Saúde, depois que uma menina de 11 anos contraiu a doença sem sair do país ou ter contato com pessoas doentes.
"Até então todos os pacientes confirmados no Brasil mantinham a característica de ter visitado países em que em que havia o vírus ou contato com pessoas que voltaram de viagens internacionais. Trata-se de paciente do estado de São Paulo que morreu no dia 30 de junho. O novo vírus circula no território nacional", confirma o ministro José Gomes Temporão.
A nova gripe já provocou onze mortes no Brasil. Sete novos casos foram anunciados ontem: cinco no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Em Osasco, na Grande São Paulo, a vítima foi um jovem de 21 anos. É a segunda na cidade e a terceira no estado. O Rio de Janeiro registrou no dia 13 de julho a primeira morte pela nova gripe. Uma mulher de 37 anos, que não viajou para o exterior recentemente.
"Essa é uma gripe em que 99,55% dos casos o paciente vai passar por uma gripe sem nenhuma complicação maior, sem óbito. A letalidade da gripe continua na casa de 0,45 que é exatamente igual a da gripe normal", afirma o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann.
O Rio Grande do Sul é o estado que tem o maior número de mortes. Sete pessoas foram vítimas da nova gripe. Ontem, foram confirmadas duas mortes em Passo Fundo, norte do estado, duas em Santa Maria, na região central, e uma em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Os óbitos ocorreram entre os dias 8 e 16 deste mês.
"Estamos aumentando as equipes da Anvisa com funcionários do estado, dos municípios e do Exército. Para fechar só o Rio Grande do Sul, tem só 29 casos de passagem, na fronteira com o Uruguai e na fronteira com a Argentina. Não vai ter o risco maior do que a gripe comum", garante o secretário de saúde do Rio Grande do Sul Osmar Terra.
O Ministério da Saúde também anunciou um reforço nas ações de combate à doença no Rio Grande do Sul. Seis epidemiologistas vão orientar as equipes médicas e um novo lote de medicamentos, para mil pacientes, deve chegar ao estado nos próximos dias.
Para evitar que o vírus se espalhe ainda mais, muitas escolas gaúchas decidiram antecipar as férias de inverno.
Fonte: Bom Dia Brasil
sexta-feira, julho 17, 2009
Vírus circula livremente e Brasil já registra 11 mortes por Gripe A
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário