Amway, patrocidora de Ronaldinho Gaúcho, compra acerola orgânica dos Tabuleiros litorâneosOs 147 pequenos e médios produtores do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, que fica a 18 quilômetros de distância de cidade de Parnaíba, descobriram na agricultura orgânica uma forma de ganhar dinheiro e vencer em uma economia global tão adversa. Eles produzem em torno de 3 mil toneladas de acerola orgânica por ano em uma área de 500 hectares e vendem toda a produção para a multinacional Amway Nutilite, em Ubajara (CE), a mesma que patrocina o jogador Ronaldinho Gaúcho, e que transforma a fruta em pó e destina dois terços para a China e um terço para os Estados Unidos, além de produzir suplementos alimentares como o Nutrilite e cápsulas de vitamina C, produtos usados por atletas e fisiculturistas.
Os produtores do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos têm um rendimento mensal superior a R$ 3 mil, um fenômeno para a agricultura do Piauí.
Eles já conseguiram a certificação de orgânico para toda a produção de acerola, goiabas, cocos e caju. “Agora nós conseguimos a cajuína orgânica, que está em processo de certificação”, afirma Josenilto Lacerda Vasconcelos, presidente da Cooperativa dos Produtores Orgânico dos Tabuleiros Litorâneos (Biofruta).
Segundo Joselito, parte do êxito do projeto foi a escolha pelas frutas orgânicas, hoje um chamariz em um mercado global ávido por saúde no consumo dos produtos alimentares e complementos alimentares sem agrotóxicos. A acerola tem três gramas de vitamina C para cada cem gramas da fruta verde, onde a concentração é maior e 1,6 grama para cada cem gramas de acerolas maduras, ou seja, as vermelhas.
“Por isso, a Amway Nutrilite quer de cada lote de frutas vendidas para ela, 80% sejam verde, as que têm mais vitamina, e 20% de maduras”, declarou Francisco das Chagas Gomes dos Santos, que há nove anos trabalha com o plantio e colheita da fruta, em 2 hectares nos Tabuleiros Litorâneos, que produz 8 mil quilos por hectare.
Uma acerola tem vitamina C 50 vezes a mais do que uma laranja e 10 vezes mais do que um caju.
Nenhum comentário:
Postar um comentário