sábado, julho 04, 2009

Sete casos de gripe suína são monitorados no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí acompanha sete casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no Estado. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz (São Paulo). Os pacientes foram atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella e estão em isolamento domiciliar.Saiu ontem, o resultado de três casos suspeitos da doença.
Todos eles deram resultados negativos. Foi coletada a amostra de mais um paciente suspeito da doença, ontem. Até hoje, são cinco casos suspeitos confirmados da nova gripe. O acompanhamento desses pacientes está sendo feito pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina.
Foram descartados nove casos. A Sesapi mantém o sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas. E reafirma que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.
A Prefeitura de Teresina realizou no Centro de Formação Odilon Nunes, treinamento para médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) visando capacitá-los para o manejo dos casos da gripe suína em Teresina. Cerca de 500 profissionais participaram do treinamento, quando foram informados sobre os aspectos gerais da infecção pelo vírus Influenza A (H1N1).
A medida visa envolver a Atenção Básica de Saúde no combate à doença. Os profissionais de saúde do PSF receberam orientações sobre vigilância epidemiológica do vírus Influenza A, feita rotineiramente nos postos de saúde do município, medidas de segurança para se protegerem contra a infecção e sobre os procedimentos a serem adotados diante dos casos suspeitos.O Comitê de Preparação para a Epidemia da Influenza A (H1N1) as medidas de caráter individual são importantes para ajudar na prevenção e combate à gripe.
Diário do Povo do PI

Nenhum comentário: