sexta-feira, julho 03, 2009

PORTO DE LUIS CORREIA: mentira mesmo que bem contada tem pernas curtas


Uma informação desoladora para os que ainda acreditavam na viabilidade do porto de Luís Correia. Tudo não passou de uma mentira bem contada e todos acreditaram. O Piauí é, e continuará sendo, o único estado da federação com litoral que não conta com um porto.


A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) fez uma análise de locais onde podem ser instalados novos portos ou terminais para dar vazão ao crescimento do transporte de carga até 2023, veja na figura acima. Ao todo, 19 áreas foram mapeadas “com vocação logística natural” e que, subdivididas, chegam a 45 pontos para a expansão portuária.

Note que não existe no mapa obras prevestas para o Porto de Luis Correia

No Nordeste foram contemplados os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Até agora o governo do Estado não se pronunciou sobre o estudo. Como a ministra da Casa Civil e coordenadora nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma Rousseff, deve visitar Parnaíba a qualquer dia (já desmarcou duas visitas, a última no dia 17 deste), pode ser que o governador do estado sensibilize a ministra a incluir o Porto de Luis Corria no Plano Geral de Outorgas de Portos.

O site Porto Gente, especializado no assunto, fez uma reportagem completa sobre a questão. Clique aqui e leia 

Um resumo do PGO, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), pode ser visto pelo internauta clicando aqui.

O que diz o Ministro sobro o Porto
Por fim o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, negou que tenha prometido ao governo do Piauí qualquer data sobre a inauguração do porto de Luiz Correia. Ele acrescentou ter notícias de que os contratos com empresas para a realização das obras haviam sido rescindidos.

As declarações de Brito foram feitas durante a audiência pública solicitada pelos senadores Mão Santa, Heráclito Fortes e Jaime Campos para a Comissão de Serviços de Infraestrutura, presidida pelo senador Fernando Collor de Melo.

Desinformado, ministro irrita Mão Santa em audiência pública para discutir Porto de Luís Correia. Palácio de Karnak perdeu 17 milhões para o Porto de Luís Correia. Heráclito consegue fazer ministro desmentir Wellington Dias. Ministro Pedro Brito falou ainda que hoje o Palácio de Planalto trabalha com a idéia de incluir o Porto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E quanto tem para o Porto, ministro?”, questionou Heráclito. O silêncio foi a resposta. O que existe realmente são R$ 12 milhões já assegurados, mas insuficientes.

O que diz o Senador Heráclito Fortes sobre a construção do Porto
O democrata acusou o governo estadual de não ter nenhum interesse em garantir recursos para dar continuidade ao porto de Luís Correia. Segundo ele, o senador Mão Santa apresentou emenda no valor de R$ 17 milhões. "O estado não enfrentou burocracia para garantir a liberação."Por isso, no seu entendimento, o porto não será inaugurado em 2009. O senador disse que a obra nem começou por conta de uma pendência com o Ibama, que ainda não concluiu o estudo e relatório de impacto ambiental. O senador disse a estrutura já construída está em situação precária. Segundo ele, a obra não está incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: