
O Ministério da Educação divulgou, ontem o resultado do acompanhamento da frequência escolar dos 14,3 milhões de crianças e adolescentes beneficiários do programa Bolsa Família, no segundo período deste ano. De acordo com dados estatísticos, o Ministério teve 97,85% de retorno, o maior resultado desde 2004.
Foi coletada a frequência de abril e maio de alunos entre seis e 17 anos com registros corretos de escola no cadastro único do programa, que é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Piauí possui 505.903 beneficiários do Bolsa Família.
De acordo com os dados divulgados pelo MEC, somente no mês de abril o Estado informou a frequência escolar de 86,583% dos seus alunos do ensino fundamental, média maior que a da região Nordeste, que é de 82,76%, e aproximada da nacional.
As escolas de ensino médio coletaram e registraram no mês de abril 74,77% da assiduidade dos adolescentes do Bolsa Família, média também superior à média do Nordeste, 74,31%. No mês de maio os resultados são semelhantes ao mês anterior. As escolas de ensino fundamental coletaram 86,19% e as de ensino médio, 74,24%.
De acordo com o gerente de Inspeção da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) e operador estadual do Programa Bolsa Família no Piauí, Francisco Saraiva, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido pelo MEC no sentido de capacitar e orientar os municípios, as escolas e as pessoas que trabalham no Sistema de Informação dos Dados.
“Apesar de algumas dificuldades de informar os dados de alunos que não estão com registros corretos, por terem mudado de escola ou cidade, por exemplo, esse grupo, conhecido como os não-localizados, representa nos meses de abril e maio 12,81% do ensino fundamental e 23,59% do ensino médio. O Piauí cresceu na coleta dessas informações e tem resultados próximos à média nacional desde o período passado”, informou.
Com o objetivo de melhorar os índices e preparar melhor os operadores, o Ministério da Educação realizará em agosto o Seminário Nacional, onde terá como principal discussão o grupo de estudantes não-localizados e a mudança de operadores que, segundo Saraiva, também é uma dificuldade.
O acompanhamento da frequência dos alunos é realizado a cada dois meses. O período de coleta correspondente aos meses de junho e julho de 2009 terá início dia 27 deste mês.
Ccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário