sexta-feira, julho 10, 2009

Governador W. Dias defende a inclusão de Parnaíba como cidade anfitriã da Copa 2014

Parnaíba poderá hospedar seleção do grupo da sub-sede de Fortaleza-CE.
Dois pontos principais estão sendo abordados em relação à Copa 2014 no 11º Fórum de Governadores do Nordeste, que está ocorrendo hoje (10) em João Pessoa. Em reuniões preliminares, ficou definido que os Estados da região que vão abrigar sedes da Copa de 2014 (RN, PE, CE e BA) devem lutar junto à União pela melhoria da malha aérea inter-regional, no sentido de facilitar o deslocamento dos turistas locais, e também na formalização de um trabalho conjunto para captação de investidores e maior agilidade nos licenciamentos ambientais.
O governador Wellington Dias, que se encontra hoje (10) em João Pessoa/PB, onde participa do 11º Encontro de Governadores do Nordeste e da sexta reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE. Entre vários temas a serem discutidos, o piauiense quer reivindicar a inclusão de Parnaíba como uma das cidades anfitriãs na Copa do Mundo de 2014.
Wellington Dias vai aproveitar a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, para pedir que Parnaíba receba uma das seleções que irão disputar seus jogos em Fortaleza/CE, já confirmada como sede. A definição, no entanto, deve passar ainda pelo crivo das próprias seleções, que serão definidas em sorteio após o término das eliminatórias em cada continente. Segundo o governador Wellington Dias “Parnaíba fica a menos de uma hora de vôo para fortaleza, tem um aeroporto internacional que está sendo concluído, terá um centro olímpico que está sendo projetado além de uma boa infraestrutura hoteleira e belezas naturais, sem contar com o clima que é muito parecido com Fortaleza, o que facilitaria na adaptação dos jogadores”, disse o governador.
Governadores de todos os estados do Nordeste se reúnem nesta sexta-feira (10) em João Pessoa, na Paraíba. Na pauta da reunião do XI Fórum de Governadores do Nordeste, também está o futebol. Entre os assuntos que serão discutidos, está a participação dos estados nordestinos na Copa de 2014.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, participa do evento, que tem como objetivo reunir os chefes de governo dos estados nordestinos para debater, analisar e propor projetos comuns à região. Posteriormente esses projetos serão encaminhados aos órgãos da administração federal. Durante sua apresentação, o ministro falará sobre a participação do Nordeste na Copa de 2014. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções do Hotel Tambaú.
A estrutura do Centro de Convenções do Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB), foi toda preparada para receber os participantes do 11º Fórum de Governadores do Nordeste. O evento teve inicio às 10h. Os governadores foram recebidos no aeroporto da cidade e seguiram juntos até o local do encontro.
Além dos governantes dos nove Estados da região, deve participar do fórum o secretário executivo do Ministério da Integração, Julio Cesar Nogueira; o ministro da Cultura, Juca Ferreira; o ministro do Turismo, Luiz Barreto; e o ministro dos Esportes, Orlando Silva.
O fórum de governadores na Paraíba também vai discutir mudanças na lei Rouanet e o Prodetur.
Entre as pautas também está a nova lei Rouanet. As mudanças serão discutidas com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. Além disso, estarão em debate o Fundo de Desenvolvimento para a região Nordeste e o Prodetur.
A única ausência da reunião é o governador de Sergipe. Marcelo Deda (PT) acompanha a esposa, que deu a luz a um bebê com sete meses de gestação.

Nenhum comentário: