segunda-feira, julho 13, 2009

Expedição Negócios na Língua Portuguesa conhece atrativos turísticos no Piauí

No Piauí a “Expedição Negócios na Língua Portuguesa” percorrerá os três roteiros oficiais sugeridos pela Secretaria de Turismo, que tem as seguintes atrações: Caminho das Origens, Aventuras e Mistérios e Delta Selvagem.
A aventura, que começa dia 28 de agosto, saindo de Brasília, faz uma pausa, ainda em Goiás, para visitar a Chapada dos Veadeiros.
Os preparativos para a Expedição Negócios na Língua Portuguesa, que começa no dia 28 de agosto, saindo de Brasília com destino a Fortaleza, continuam a todo o vapor.
Durante o percurso serão feitas interrupções estratégicas, para conhecer as cidades de maior interesse. Nesses locais, serão feitos contatos para divulgar e mobilizar para a participação no Encontro Negócios na Língua Portuguesa, que será realizado em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, nos dias 28 e 29 de setembro.
Antes de entrar no Piauí, o grupo vai parar para conhecer, ainda no estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros. O advogado Adriano Lisboa, de São Paulo, um dos integrantes do grupo, informa ao Portugal Digital e ao África 21 Digital que no Piauí a viagem percorrerá os três roteiros oficiais da Secretaria de Turismo, que tem as seguintes atrações: Caminho das Origens, Aventuras e Mistérios e Delta Selvagem.
O Portugal Digital e o África 21 Digital, no intuito de acompanhar e divulgar a aventura, vão publicar semanalmente os principais pontos do roteiro. Na edição desta semana, os focados são as cidades de Amarante e Floriano, que constam do roteiro "Caminho das Origens", elaborado pela Secretaria de Estado do Turismo do Piauí. Amarante é banhada pelo Rio Parnaíba e se tornou, no início do século passado, uma referência cultural no Piauí. Sua arquitetura colonial rica, representada nos casarios coloniais, soma-se à riqueza das tradições folclóricas africanas (Comunidade Mimbó) e portuguesas (dança do Cavalo Piancó). Por estas razões a cidade é uma parada obrigatória para a expedição.
Conhecida como Princesa do Sul, a cidade de Floriano tem forte influência árabe (é de origem síria) e conserva em sua arquitetura e culinária os traços dessa cultura, além da portuguesa (influência dos jesuítas, que dominaram o território durante algum tempo). O folclore é influenciado pela cultura árabe, portuguesa, indígena e africana. Considerada pólo educacional e segunda cidade do estado, é também um porto fluvial com importância no Piauí. Suas principais atrações são o balneário de Manga, a 48 quilômetros do centro da cidade, que proporciona banhos em águas doces, e possui ilhas fluviais de areias brancas; Museu do Automóvel, que expõe, em um galpão de 288 metros quadrados, veículos antigos, revistas, acessórios e fotos, e o carnaval, que atrai foliões de todo o Piauí e Maranhão. O rally dos sertões passa por lá.
Por Hélia Ventura
Portugal Digital

Nenhum comentário: