
A área requerida é uma Unidade de Conservação Permanente Federal – APA do Delta do Parnaíba, um dos mais frágeis ecossistemas e dos mais importantes pela rica fauna marinha cujo ecossistema é de vital importância para o "equilíbrio ambiental".
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, COMDEMA, ao tomar conhecimento do teor do pedido de licença prévia junto a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará, SEMACE, pela Empresa Cataventos do Pontal das Almas para implantar 7 (Sete) aerogeradores, com 3000KW de potência distribuído numa área de 186.6 hectares, no Pontal das Almas no distrito de Bitupitá, se posicionou contrário ao intento.
A área requerida é uma Unidade de Conservação Permanente Federal – APA do Delta do Parnaíba, um dos mais frágeis ecossistemas e dos mais importantes pela rica fauna marinha cujo ecossistema é de vital importância para o "equilíbrio ambiental".
Ontem, dia 14, no Auditório da Câmara dos Vereadores, por ocasião da "Audiência Pública" para discutir o tema, a Plenária se posicionou contrária ao empreendimento, após ouvir a explanação da Analista Ambiental Silmara Erthal da APA do Delta do Parnaíba e do Instituto Chico Mendes, mostrando a importância dessa Unidade de Conservação e a sua fragilidade ambiental e ao testemunhar a decisão da Plenária se disse feliz. O COMDEMA que é uma Instância representativa responsável pela vigilância da integridade ambiental em Barroquinha e com poder de deliberar, ao se posicionar contrário ao esse empreendimento, mostra seu compromisso e a sua capacidade de decidir sobre as ações impactantes prejudiciais ao Ecossistema Costeiro já ameaçado.
A ação do Órgão foi rápida e decisiva. De imediato articulou uma ação comum entre o Instituto Chico Mendes, Ministério Público Estadual, CONPAM, PARISC, APA do Delta do Parnaíba conseguindo apoio para a Preservação desse Santuário Ecológico que pertence a Humanidade.
O COMDEMA deixou claro que não é contra essa "Fonte Alternativa de Energia" no município e que a instalação de campo eólico no Município de Barroquinha tem que ser revisto obedecendo a Legislação Ambiental vigente além de uma análise técnica que irá determinar os impactos ambientais com a instalação de aerogeradores.
O distrito de Bitupitá é parte integrante da Unidade de Conservação Permanente Federal - APA do Delta do Parnaíba que tem a atribuição e competência para expedir o Termo de Anuência.
A Vice-Prefeita Clemida Veras, engrossou o coro contrário ao empreendimento no Pontal das Almas.
É irresponsabilidade um empreendimento dessas proporções no referido Pontal e após ouvir a representante do Comitê Gestor da APA do Delta do Parnaíba só nos resta dizer não ao requerimento e, não será a atual administração que irá incorrer num crime ambiental hediondo dessa proporção em nosso município.
A decisão repercutiu de imediato na Zona Norte do Estado do Ceará e nos Estados do Piauí e Maranhão integrantes da APA que enalteceram a decisão do COMDEMA de Barroquinha, exemplar por proteger o seu frágil ecossistema e garantir a integridade desse Bioma, que é Patrimônio da Humanidade.
Avol
Nenhum comentário:
Postar um comentário