
As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar/Ano Base 2008, iniciam no dia 15 e prosseguem até dia 25 de julho. Podem participar do prêmio escolas com mais de 100 alunos matriculados na educação básica , infantil, ensino fundamental e ensino médio, que realizem um processo de autoavaliação.
A escola interessada em candidatar-se deve apresentar os seguintes documentos: Instrumento de autoavaliação, completamente preenchido, em todos os itens de avaliação, com listagem das ações e processos implementados em relação a cada item (o instrumento está no manual que deve ser pego na Gerência Regional de Educação de cada escola).
E mais: justificativa da candidatura ao prêmio, seguindo as orientações do manual, descrição documentada e análise interpretativas das principais ações listadas no instrumento de autoavaliação, plano de melhoria da escola, relatório do processo de autoavaliação realizado na escola assinado pelos membros do colegiado, entre outros. A Seduc em parceria com a Associação de Prefeitos Municipais - APPM e as Agências de Cooperação organizaram a premiação para as três escolas selecionadas pelo Comitê Estadual de Avaliação, da seguinte forma; Primeiro Lugar - Uma viagem de intercâmbio de experiências no Brasil ou exterior para o gestor da melhor escola classificada pelo estado, R$ 2.000,00 e uma coletânea de vídeos educativos. Segundo Lugar - Uma viagem de intercâmbio de experiência para uma capital do Nordeste para o gestor da escola classificada. Terceiro Lugar - Uma viagem de intercâmbio de experiência para o gestor e para a escola selecionada em primeiro lugar a nível estadual.
De acordo com Rosely Noronha, coordenadora do Gestão Escolar da Seduc, esse prêmio foi instituído como forma de identificar e divulgar as melhores práticas educacionais, estimular a melhoria do desempenho da escola e do sucesso da aprendizagem dos alunos, bem como valorizar e reconhecer o mérito dos gestores que desenvolvem experiências pedagógicas relevantes na construção de um Estado soberano e solidário.
"O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho realizado na escola e o mais importante fazer com que cada unidade desenvolva o hábito da autoavaliação. Esse exercício possibilita um planejamento e acompanhamento do aluno, melhorando cada vez mais as ações e atividades. Todos os nossos esforços tem como foco garantir uma educação pública de qualidade, que é um direito do aluno", destaca a coordenadora.
Por Michele Furtado
Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário