
No dia 20 de junho acontecerá a abertura a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite no Brasil. A Secretaria de Municipal de Saúde (Sesa) reuniu enfermeiros dos Postos de Saúde da Família (PSF) para a mobilização regional para a campanha.
Eles participaram de uma reunião conduzida por profissionais da Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado com o objetivo de montar estratégias focadas para fazer com que todas as áreas de Parnaíba sejam atendidas com a vacinação de crianças.
A meta é vacinar 95% das crianças que ainda não completaram cinco anos de idade. De acordo com a Dra. Liana Vasconcelos, do setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, os maiores problemas encontrados pelas equipes de imunização na cidade são o acesso a algumas áreas e as famílias que, apesar de todas as informações repassadas pela mídia a níveis nacional, estadual e municipal, ainda resistem em sair de casa e levar seus filhos para tomarem a dose da vacina.
A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que caracteriza-se por um quadro de paralisia flácida, de início repentino que ataca em geral as pernas. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar. Desde 1989 o Brasil não registra mais casos de poliomielite e em 1994 o país obteve o certificado internacional de erradicação. Porém, em alguns países a doença ainda é endêmica e por isso ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio. Todas as crianças, desde os recém-nascidos até os que ainda não completaram cinco anos, mesmo com a vacinação em dia, devem comparecer a um dos PSFs com o cartão de vacinas para receber as gotinhas contra a poliomielite.
Romualdo Neves
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário