terça-feira, junho 30, 2009

PORTO DAS BARCAS: Governo anuncia restauração ainda este ano

Porto das Barcas, conforme o
novo projeto de restauração
O projeto de revitalização do Porto das Barcas, em Parnaíba, é de alto nível. Orçada em 2,2 milhões de reais, a obra vai ser financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Governo do Estado, que executará o projeto, anunciou que seu propósito é potencializar ainda mais o local como referência histórica e turística de Parnaíba e do Piauí.

A julgar pelo estudo preliminar apresentado neste mês de junho pelos arquitetos responsáveis pela restauração, a idéia é valorizar o que remonta a história do local e da cidade de Parnaíba, conjugando tudo isto com itens de comodidade e modernidade.

Maquete do Complexo Arquitetônico Porto das Barcas
Fontes do Governo do Estado informam que restauração deve começar neste segundo semestre de 2009, com ações de conservação, melhorias das ruas, calçadas, estacionamentos, iluminação, paisagismo, sinalização, melhorias na infra-estrutura, instalações subterrâneas das redes elétricas e telefônicas, além de reparações de emergência.

O Porto das Barcas é um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan), compostos por casarios construídos no século XVII para dar suporte ao comércio de charque empreendido pelos primeiros desbravadores da região.

Situado na margem direita do Rio Igaraçu, é famoso pelos eventos que recebe e pelas galerias destinadas ao funcionamento artesanatos, museus, ateliês de artes plásticas, agências de turismos, pizzarias e sorveterias, entre outras atividades. É também do local que saem iates e chalanas para os passeios turísticos ao Delta do Parnaíba.

A restauração do Porto das Barcas vai iniciar num momento bastante oportuno, pois os casarios necessitam de cuidados há bastante tempo.

Edição: jornaldaparnaiba.com
Por F. Carvalho

Nenhum comentário: