terça-feira, junho 30, 2009

Parnaíba sem Bois em Junho

Festas juninas em Parnaíba viram festas JULHINAS
Benjamin Santos / portalcostanorte
Jamais, em toda a História da Cultura Popular da quase tricentenária Cidade da Parnaíba, passou-se um mês de junho sem que houvesse Batalhões de Bois brincando nas noites. Aconteceu em 2009. A prefeitura conseguiu quebrar uma tradição de mais de século.
Uma tradição que se quebrou!
Pela primeira vez, em anos e anos, os Bois de São João não brincaram nas ruas da Parnaíba! Uma tradição secular foi interrompida.
Jamais aconteceu aberração como esta. Jamais passou-se a noite de São João e até a festa de São Pedro sem que houvesse Bois bumbando, tambores soando, roncadeiras roncando, Burrrinhas e Folharais com suas estripulias, Caboclos e Boeiros marcando o bailado corrido. Foi um junho sem festa popular e, com certeza, a culpa não foi das chuvas. Chuva nunca impediu as brincadeiras de Boi em junho. E o Santo dos Carneirinhos não deve ter gostado. Mas isto por que? Por culpa exclusiva da prefeitura municipal. Os Bois estão prontos. Todos os Batalhões estão mais do que à espera. Mas a prefeitura não deu o chamado para a festa.Prefeitos passados criaram as festas populares juninas e criaram um Campeonato de Bois, com a participação dos diversos Batalhões da Parnaíba. Sempre essas festas, chamadas arraiais, começaram antes da Noite de São João, a Noite Mágica, a noite clássica, em que, tradicionalmente, todos os Bois brincavam, fosse onde fosse.
O prefeito atual manteve esse campeonato, em que os Bois disputam prêmios e é escolhido um Campeão. Mas em 2009, a prefeitura não fez o tradicional arraial de junho. O povo e os Bois ficamos no ora-veja.
A prefeitura marcou o arraial para julho, por causa do difícil acesso à festa, ou seja, por causa da buraqueira das ruas.
O povo, no entanto, manteve sua cultura e sua sabedoria popular, pois, para isto não depende das prefeituras. O povo peagabê fez sua parte e festejou os Santos de Junho, como faz todos os anos: por todos os bairros populares da Parnaíba acenderam-se fogueiras nas vésperas de Santo Antônio, São João e São Pedro. Assaram-se peixes na primeira, na segunda e na terceira fogueiras. Mas os Bois, apesar de prontinhos, ficaram fechados em seus currais, suas malhadas.
Nenhum Dono de Boi é besta de se apresentar antes do Arraial para que não se vejam suas roupas novas, seus capacetes e a beleza do próprio Boi. Tudo tem que entrar novinho na arena, na disputa do campeonato.
Já em Parintins, aconteceu o famoso Festival, apesar das chuvas de lá e da cheia do rio que invadiu a cidade.Por causa da enchente, o Garantido fora obrigado a sair do seu galpão e teve de terminar suas alegorias na rua. E o Garantido foi Campeão, com o tema EMOÇÃO, chegando a 1.255,7 pontos, enquanto o Caprichoso (Campeão de 2007 e 2008) ficou atrás, com 1.250,9.
Dos 44 festivais já acontecidos, o Garantido venceu 27 vezes. Mas é apenas disputa para os egos, pois os dois fizeram a brincadeira com o mesmo encanto. Os Santos de Junho certamente estão contentes e agradecidos a Parintins. É a tradição da Cultura Popular que se preserva... e que se quebrou na Parnaíba. Mas com Cultura Popular não se brinca. Vai ficar na História.

Nenhum comentário: