
Os diplomatas vieram ao Piauí para trocar experiências na área de agronegócio, que diante da crise econômica figura como um dos ramos mais promissores do cenário mundial.
O Secretário do Setor Primário e Abastecimento, Airton Uchôa, acompanhou o embaixador Moniaga que percorreu as áreas de cultivo das culturas de pilocarpina, utilizada para a produção de medicamentos contra o glaucoma, goiaba, acerola, urucum, côco e pião manso, uma das promessas alternativas para a produção do biodiesel.
“Estamos analisando potencias de investimentos agrícolas no Brasil todo”, disse o cônsul Paulo Camiz, um dos interlocutores do estreitamento da possibilidade de parceria entre o Brasil e a República da Indonésia, que visa investimentos para a produção de soja e óleo de palma que ocupa hoje o 1º lugar na produção mundial de óleos e ácidos graxos.
Em visita ao governador Wellington Dias, na tarde anterior, Bali Moniaga, declarou que o Piauí é a melhor alternativa encontrada no Brasil para investimentos do país dele. A declaração teve coro reforçado após conhecer o projeto dos Tabuleiros em Parnaíba, “É uma idéia super válida, viabilizou uma área que não estava sendo utilizada, é isso que eu acho que o Brasil precisa, a Indonésia precisa”.
“Foi bastante positiva a visita do embaixador e sua comitiva, para que ele possa difundir o que se tem investido nessa área de produção de alimentos aqui na região. É gratificante saber que Parnaíba está despertando a atenção de outros países do mundo, co isso percebemos que estamos no caminho certo”, disse Airton Uchôa, Secretário de Abastecimento e Setor Primário.
Dados sobre os Tabuleiros Litorâneos
*Dos 2 mil ha (hectares) da I Etapa, 700 estão sendo irrigados atualmente sendo que para a II Etapa estão previstos mais 5.985 ha (hectares).
* Acerola, côco, goiaba, caju, melancia e macaxeira estão dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no local.
*O projeto tem como base a agricultura familiar, com 67 famílias que vivem da produção agrícola com selo "orgânico", dentre elas, destaca-se o maior produtor de acerola do mundo com exportação para Europa e China.
*Cada produtor emprega cerca de 8 a 12 funcionários de forma direta fortalecendo a geração de emprego e renda na região.
*A produção agrícola dos Tabuleiros Litorâneos gera mais de 500 empregos diretos. Desse total, 300 restrigem-se ao cultivo da acerola e a previsão é de que até o final de 2009 mais 110 novos hectares sejam plantados, gerando mais 600 empregos diretos.
*Prefeitura de Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário