sexta-feira, maio 15, 2009

A verdade sobre a Barragem Algodões I

A Barragem Algodões I transbordou pela primeira vez, fato que jamais deveria ter ocorrido. O que aconteceu ali foi absoluta irresponsabilidade, a barragem ficou sem manutenção por anos a fio, desde sua construção em 1999.
Segundo moradores do local, a comporta ficou obstruída desde o final do inverno de 2007 e de lá para cá ninguém tomou uma providência o que levou ao transbordamento.
Veja a imagens de ontem produzidas pela Rede Globo.
Como se sabe a comporta serve para controlar o volume de água, se estava obstruída não havia como gerenciar a água que chegava ocasionando o transbordamento.
Outro fator que contribui sobremaneira foi o crescimento de árvores nas proximidades da parede de contenção ocasionando trincaduras.
O volume de água ultrapassou a capacidade da barragem, que é de 52 bilhões de litros. A força da água cortou a estrada e abriu uma cratera de mais de um quilômetro. A erosão está causando infiltrações e rachaduras.
Perceba pelas imagens da Rede Globo que agora conseguiram desobstruir a comporta e a barragem já está soltando água por ela, entretanto a demora fez com que a barragem transbordasse.

Nenhum comentário: