quarta-feira, maio 20, 2009

Programa Polícia Comunitária chegará brevemente em Parnaíba

O programa já atende crianças da capital e será implantado no interior, inicialmente no município de Angical.
Segundo o coronel José Lucimar Oliveira (foto), coordenador estadual de Polícia Comunitária e Cidadania, serão criados ainda outros pelotões nas cidades de Água Branca, Pedro II, Batalha, Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba e Oeiras. “Em cada pelotão são pelo menos 100 crianças. A onda de violência e crimes envolvendo crianças e adolescentes é muito grande e nesse cenário estamos retirando muita gente da criminalidade”, esclarece o militar.
O Programa de Polícia Comunitária, instituído pelo Governo do Estado do Piauí, é uma realidade que pode mudar o cenário da criminalidade na capital, Teresina e cidades do interior, onde os pelotões mirins, que se constituem em ação de prevenção primária. No interior, Angical, no Sul do Estado, é a primeira cidade a instituir pelotão mirim.
As bases devem dispor de instrumentos essenciais à realização do trabalho da polícia comunitária como viaturas, comunicação, armamento não letal e pessoal militar treinado para este fim. O coronel Lucimar de Oliveira é o responsável pela execução desse programa que tem conseguido reduzir os números da violência, nas regiões onde as crianças estão envolvidas com as atividades dos pelotões mirins.
Para o coronel Lucimar de Oliveira, no momento em que a criança passa a participar dos pelotões é mais difícil sua cooptação pelo crime. Pelo menos, 200 pessoas entre instrutores e pessoal de apoio trabalham diretamente na execução das políticas essenciais à polícia comunitária. Quase todas elas dizem respeito à participação da comunidade nessas ações.
O coronel Lucimar de Oliveira explica que, para a realização do programa em toda sua plenitude, é necessária a adesão das entidades comunitárias, atuando de maneira a intervir nas ações de prevenção primária. Os pelotões mirins atuam nos fins de semana com a participação das crianças.
De acordo com coronel José Lucimar Oliveira, existem dois tipos de pelotão mirim: os que são administrados pelos Conselhos de Segurança (Conseg) e os da Polícia Militar. Para cada pelotão são 4 instrutores e um coordenador.
Com informações da Ccom

Nenhum comentário: