sexta-feira, maio 01, 2009

Piauí tem 16 municípios em estado de emergência e a previsão é de mais chuvas no final de semana

Piauí: Mais chuvas neste final de semana no Piauí e Maranhão - 23 cidades isoladas - 16 decretaram estado de emergência.
Segundo o plantão da Central de Meteorologia, neste sábado, 02 de maio, uma massa de ar seco avança sobre a Bahia e deixa o tempo estável em praticamente todo o Estado. No Maranhão e no Piauí o tempo segue chuvoso e são esperados grandes volumes acumulados de chuva. No restante da região, o tempo segue parcialmente nublado durante o dia com possibilidade de pancadas de chuva leves no fim de tarde. No domingo, chuvas fortes persistem sobre a faixa norte da região Nordeste e principalmente entre o Maranhão, Piauí.
Os prefeitos dos municípios de Barras e de Esperantina, a 119 e 174 quilômetros, respectivamente, ao norte de Teresina, informaram que juntos tem quase 700 desabrigados e este número deve aumentar consideravelmente a partir do fim de semana, porque é quando chegam as águas que foram liberadas da barragem de Boa Esperança.
No município próximo de Miguel Alves há mais de 170 famílias desabrigadas. Em Teresina, o prefeito Sílvio Mendes disse que são mais de 1,3 mil famílias atingidas. Ele hoje fez uma vistoria a bordo de um barco pelos rios Poti e Parnaíba que banham a capital do Piauí. Em algumas regiões foram instaladas bombas para tentar esvaziar lagoas que se formaram com a inundação e que estão desabrigando famílias tanto na zona norte quanto na zona sul de Teresina.
Ontem, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou estado de emergência, como fez anteontem Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão. O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), também decretou calamidade na capital e colegas de outros 15 municípios do Estado já anunciaram o estado de emergência. Estradas interditadas (foto) deixam 23 cidades isoladas.
Dique do Poty em Teresina
O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 10 milhões para fazer um novo dique no rio Poti. Em 2007, uma obra do tipo foi feita para conter as enchentes na zona norte da capital piauiense, mas agora vai ser preciso fazer outro.

Nenhum comentário: