terça-feira, maio 12, 2009

Piauí vai receber mais recursos do Governo Federal

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, assegurou ao governador Wellington Dias, na tarde desta terça-feira (12), em Brasília, os recursos e programas sociais de atendimento às pessoas vitimadas pelas enchentes no Piauí, que chegarão em breve ao Estado.
Nessa quarta, 13, o ministro vai ter um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para elaborar mais aditivos à medida provisória a ser assinada na próxima segunda-feira, no valor de R$ 600 milhões, dos quais dois terços serão imediatamente liberados para os estados do Nordeste.
Na reunião, em que participaram o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, os deputados federais Marcelo Castro e Paes Landim, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Sampaio, os deputados estaduais Fábio Novo e Flora Izabel, além de outras autoridades, ficou definido que o Governo do Estado, em comum acordo com o Ministério da Integração Nacional, vai trabalhar em três eixos de ação: na parte urbanística, na recuperação das cidades atingidas pelas chuvas, na recuperação de estradas e reconstrução de casas.
“A linha mestra de ação do Governo Federal será o atendimento global na liberação de kits -medicamentos, colchões, lençóis, cestas básicas e outras medidas para sanear de imediato o sofrimento do nosso povo”, disse o governador. O ministro Geddel Vieira Lima pediu ao governador e ao prefeito de Teresina um plano comum para atender a todos indistintamente.
Das 14 mil famílias cadastradas, sete mil perderam suas casas e a outra metade se encontra em situação de risco, pois não tem renda para reconstruir os imóveis. O Estado do Piauí vai agilizar imediatamente as máquinas para recuperação das estradas, inclusive as vicinais, e também a parte de engenharia para liberação do acesso entre as comunidades. Para isso, será feito um mini-convênio entre as prefeituras, em obras preventivas, a fim de limpar e urbanizar as cidades mais atingidas pelas águas.
Tendo em vista a urgência no socorro às vítimas das enchentes no Piauí, o ministro da Integração Nacional assegurou que vai solicitar ao presidente Lula que o decreto de emergência tenha um aditivo para que o mesmo seja publicado sem a necessidade de licitação, para que a Medida Provisória tenha um caráter de emergência.
No final da tarde, em encontro com o presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, o governador Wellington Dias pediu que as emendas de bancadas sejam logo liberadas para as estradas que ligam os municípios de Floriano a Canto do Buriti, Guaribas a Avelino Lopes, Teresina a José de Freitas e Barras, além das estradas vicinais que cortam o interior do Piauí.
Finalizando, Dias ainda participou da solenidade de lançamento de uma campanha nacional para a arrecadação de fundos para as famílias atingidas pelas cheias no Norte e Nordeste brasileiros.
Fonte:Ccom

Nenhum comentário: