
“Se não houver janela aberta para o senador Mão Santa mudar de partido, a saída poderá ser a criação de uma nova legenda. Os entendimentos já começaram e envolvem 14 deputados federais em situação política semelhante à do senador piauiense. Mão Santa passou o final de semana em Teresina.
No PMDB, nem pensar, Mão Santa descarta qualquer possibilidade de candidatura pelo PMDB nas eleições do próximo ano. O senador não confia, não tem segurança e nenhuma garantia de apoio do partido. A mudança será uma questão de oportunidade.”
Já o Jornal Diário do Povo do Piauí fala também sobre a possível criação de um novo partido. “O Senador Mão Santa ainda não desistiu da idéia de trocar de partido, porque não tem segurança que o PMDB vá lhe dar legenda para disputar a reeleição de senador. Ele analisa a criação de um novo partido que poderá abrigar boa parte dos parlamentares que estão na mesma situação que ele. O presidente do PSDB do Piauí, Firmino Filho, considera que Mão Santa tem potencial para ser candidato a presidente da República devido a difusão de seu nome no país.
Já existem articulações no Congresso Nacional para a formação de uma nova agremiação para abrigar os parlamentares com problemas em seus partidos de origem. Pelo menos 14 parlamentares já discutem a nova sigla para disputar o pleito de 2010.O assunto tem que se definido ainda este ano, até setembro.Mão Santa não tem segurança que vai ser candidato ao Senado novamente pelo PMDB, tudo depende do partido lhe dar legenda, mas o ex-ministro dos Transportes, João Henrique Sousa, pleiteia o mesmo cargo.
“O senador Mão Santa tem hoje uma posição destacada em nível nacional. Ele é reconhecido em todo o Brasil. Esse negócio dele fazer mil discursos na tribuna do Senado deu a ele uma grande projeção nacional. Ele tem plenas condições de ser candidato a presidente da República.”, comentou o tucano Firmino Filho.
“Eu acho que ele se daria muito melhor e teria amplas chances numa disputa presidencial. Em todo caso, ele recebeu um convite de lideranças nacionais do partido e isso deve ser considerado. Mas deve ser ponderado também em nível local. Não pode haver decisão sem discussão.”, complementou o tucano.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário