
A Secretaria de Saúde divulgou nota agora pouco confirmando o monitoramento de uma paciente no hospital Natan Portela com suspeita de gripe A (influenza H1N1), conhecida como gripe suína. O governo nega a existência de dois casos suspeitos da doença no Estado.
O secretário de Saúde do Piauí, Assis Carvalho, anunciou na tarde desta segunda-feira que uma mulher vinda da Pensilvânia, nos Estados Unidos, está sendo monitorada no Estado como suspeita de gripe suína – influenza A (H1N1).
Ela chegou na sexta-feira ao Piauí e apresentou sintomas relativos da doença e por precaução procurou o hospital. O monitoramento está sendo feito pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina.
“Já coletamos os exames e encaminhamos para o laboratório Adolfo Lutz, em Belém (PA). No prazo de 72 horas teremos o resultado. Mas, a nossa equipe prevê que há 90% de chances de não ser a gripe A”, adiantou o secretário.
O Ministério da Saúde divulgou hoje que subiu para 22 os casos suspeitos de gripe no País. Oito pacientes foram confirmados com a doença, sendo seis com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (contaminados dentro do território nacional).
Segundo informações da Secretaria de Saúde, a paciente suspeita de gripe A está com uma “indisposição respiratória” e procurou uma clínica particular em Teresina. Logo depois, a equipe médica resolveu encaminhá-la para o Instituto Natan Portela, que tem três leitos especializados para receber casos da doença e está preparado para atender pacientes com a gripe.
“Essa suspeita não é momento de alarde no Estado. Estamos monitorando e o Estado está preparado para atender os pacientes com a gripe”, destacou Assis Carvalho.
A Secretaria de Saúde vai divulgar uma nota sobre o caso. Hoje à tarde todos os funcionários e visitantes do Natan Portela estavam usando máscara.
Fonte: cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário