terça-feira, maio 12, 2009

Barragem Algodões I sangra pela primeira vez em dez anos

A expectativa da Barragem Algodões I, na cidade de Cocal da Estação, sangrar pela primeira foi confirmada.
Na madrugada desta terça-feira, dia 12 de maio. O fato ocorreu por volta das 00h30.
Até essa segunda-feira, faltavam apenas 55cm para a barragem sangrar e escoar pelo rio Piranji. A forte chuva que caiu na região do Povoado Algodões aumentou ainda mais o nível das águas do reservatório, com capacidade para mais de 53 milhões de metros cúbicos, provocando o transbordamento.
Segundo a equipe de engenharia da Emgerpi, o acontecimento já era esperado e por causa do aterro de contensão erguido junto ao paredão da barragem, as águas devem escoar de forma tranquila, com uma lâmina de até 20cm. "Sem esse aterro, de material argiloso e cimento, o volume de água seria grande; a barragem iria transbordar com uma onda de mais de 2m, causando uma inundação", afirma o engenheiro Basílio Pereira.
A orientação da equipe de engenharia da Emgerpi, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que estão na cidade de Cocal desde o último dia 8 de maio, é que as famílias ribeirinhas, que moram em área de risco e foram removidas por medida de segurança, não retornem às suas casas neste momento.
As fortes chuvas e agora, o transbordamento da barragem, tornam o terreno, onde as casas estão construídas, ainda mais úmido e inseguro para as estruturas, que já apresentam falhas em sua construção. Nesse sentido é que o Programa Melhoria Habitacional da Emgerpi deverá atuar. Os imóveis serão analisados e, dependendo da situação, poderão receber reparos e nova estrutura.
Ccom

Nenhum comentário: