Ao que se sabe sobre a Mecânica dos Solos, se ocorrer uma catástrofe na Barragem Algodões I, poderia ser chamada de “tragédia anunciada”.
Localizada na bacia do Pirangí, a pouco mais de 10 km de Cocal, a montante da cidade, construída há mais de dez anos não vinha tendo a mínima manutenção. Toda barragem exige que após o inverno seja feita uma erradicação de árvores dentro da bacia e nas proximidades de sua parede. Entretanto existem no talude de Jusante, no meio do corpo da barragem, árvores que com certeza suas raízes radiais já devem ter atingido o filtro vertical, elemento construtivo do barramento, abrindo um caminho para a água, que “per cola” por gravidade para o dreno horizontal, rumo à borda do talude. Isto levará a formação de um “piping” o que ocasionará fatalmente o colapso do barramento e destruição de tudo que tiver pela frente.
Você pode constatar tudo isso assistindo ao vídeo acima. A reportagem foi produzida pela TV Delta de Parnaíba e exibida em rede nacional no programa Repórter Brasil da TV Brasil em 11.05.2009, com Imagens de Francisco Thieres, narração do repórter Francisco Brandão com apoio de Raimundo Silva e César Vieira.
Confira!!!
terça-feira, maio 12, 2009
Barragem Algodões I pode sangrar a qualquer momento: 900 famílias já foram retiradas da calha do Pirangí
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário