sábado, maio 16, 2009

Artesãs da Ilha estão desabrigadas e sem trabalho

O artesanato da Ilha Grande do Piauí, em sua maioria situada no Morros da Mariana, constituído de pessoas humildes, moradores de casas simples, que dependentes exclusivamente de seus trabalhos de artesanato, estão passando por sérias dificuldades decorrentes das chuvas que praticamente inundou o município.
A ajuda a essas artesãs tem chegado de várias formas, através da defesa civil do município, coordenada pela prefeita Joana D’arc e de pessoas que se solidarizam com essas trabalhadoras.
Ocorre que essa ajuda não é suficiente, pois elas estão impossibilitadas de trabalhar até porque algumas dessas associações estão alagadas. A Associação Artesanal dos Trançados da Ilha, que fica na Ilha Grande de Santa Isabel, no Bairro Fazendinha, município de Parnaíba é um desses casos. A ajuda tem chegado através da Prefeitura de Parnaíba ou mesmos de pessoas que conhecem o trabahlho dessas artesãs. A presidente, Maria Serrate, disse ao Jornal da Parnaíba que “os prejuízos são grandes, pois além de não poder produzir, os turistas, que são os grandes compradores, se afastaram, até porque não conseguem nem mesmo chegar ao local do posto de vendas. Temos compromissos com a compra de material para trançados e os credores não querem esperar”, disse Maria Serrate.
O poder público precisa intervir nessa questão, essa gente está sofrendo duplamente. Além de desabrigados estão sem trabalho.

Nenhum comentário: