segunda-feira, abril 27, 2009

Vamos salvar a Lagoa do Portinho


Todos que conhecem a Lagoa do Portinho ficam impressionados com sua beleza. Considerada como uma das mais belas lagoas do Brasil, atualmente encontra-se abandonada e cada dia ficando menor com a invasão das dunas.

Infelizmente estamos assistindo o seu aterramento e não estamos vendo nenhuma atitude resolver ou amenizar o problema. Parece que todos estão conformados em perder um dos nossos mais belos cartões postal.
Esta invasão de areias na lagoa tende a ser eterno, pois as dunas geralmente são formadas em foz de rios barrentos, que ao desembocar no mar suas águas carregadas de barro, tem um processo de lavagem e carregadas pela maré, chegam à praia de onde são levadas pelo vento. Como a Lagoa do Portinho está localizada na direção em que o vento carrega estas areias, eternamente sofrerá este processo de aterramento. Entre a praia do Coqueiro e a lagoa do Portinho são vários quilômetros, onde existem centenas de dunas de areias sendo levadas pelo vento em direção à lagoa num processo sem fim, pois o rio Parnaíba após percorrer cerca de 1.850 km, com suas águas barrentas vindo em direção ao nosso litoral continuará alimentando estas dunas com a ajuda do vento. Não queremos estar contra a natureza, mas não podemos desistir de manter a Lagoa do Portinho como um dos nossos mais bonitos atrativos. A presença das dunas na lagoa, a transforma em um dos cenários mais lindos do Brasil.
As tecnologias atuais criam e constroem maravilhas que impressionam. Criar um projeto para salvar a Lagoa do Portinho e manter sua beleza não parece impossível. Para isto é necessária uma atitude urgente dos administradores das duas cidades (Parnaíba e Luis Correia) da qual a lagoa faz parte, de audiências públicas para discutir o assunto e do Estado com a viabilização e execução do processo. Temos que ter a habilidade de começar a apresentar projetos que possam melhorar tudo e colaborar com as nossas intenções. Um projeto para salvar a Lagoa do Portinho, um dos locais mais bonitos de todo o Piauí, pode ser organizado para beneficiar outras necessidades. A solução mais provável seria retirar, com dragas, o excesso de areias das dunas que já invadiram a lagoa e que aterram e invadem suas águas, retornando como aterro para alargamento de rodovias. Com a abundância de areia que a natureza nos fornece poderíamos criar vários outros projetos de aterramento. Um deles seria catalogar os locais baixos, que no inverno acumulam água, lama e junco na cidade de Luís Correia e fazer o aterro. Parnaíba já fez algo parecido. Consta que o centro de Parnaíba era repleto de lagoas, que foram todas aterradas. Como referência existe até hoje um local conhecido como “quarenta”, lugar que antes era localizada a lagoa de número quarenta de Parnaíba. A Praça da Graça era a Lagoa da Onça. As areias retiradas da Lagoa do Portinho poderiam ser usadas também na construção civil.
É necessário um estudo técnico e topográfico sobre qualquer outro movimento a ser realizado. Existe a idéia de dragar o rio Portinho com a intenção de permitir que as águas do Rio Parnaíba, na maré alta abasteçam a lagoa com suas águas. É uma idéia muito questionável e pode piorar a situação atual. O primeiro questionamento seria de que na maré alta as águas do Rio Portinho são salgadas, diferente das águas da lagoa que são doces. Segundo questionamento seria de que geralmente a lagoa, quando no período invernoso fica com excesso de água, sangra o excesso através do referido rio dando a idéia de ter seu nível mais alto que o do rio Portinho, com isto diminuiria ainda mais seu volume de água. Terceiro questionamento é em relação ao acesso das águas do rio à lagoa, que não resolve o problema do aterramento das dunas que continuarão invadindo suas águas. Talvez seja melhor manter o nível das águas acumuladas no inverno proibindo a retirada de água para irrigação ou projetos de camarão.

Na ex-terra do já foi, do já teve e do já era não podemos permitir jamais que tenhamos de dizer no futuro que “tínhamos a lagoa mais bonita do Brasil”. Vamos juntos salvar nossa Lagoa do Portinho. Participem e incentivem com idéias e sugestões.


Por Paulo Henrique Neves/Piagui

Edição do Jornal da Parnaíba
Curta nossa fanpage no Facebook

Nenhum comentário: