quinta-feira, abril 09, 2009

Só o Piauí cresceu na produção de soja no Nordeste

Dos três estados nordestinos produtores de soja, até agora só o Piauí conseguiu aumentar sua produção, de acordo com o 7º levantamento de avaliação e acompanhamento da safra de grãos 2008/2009 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento(Conab).
Segundo a Conab, o Piauí neste último levantamento apresentou um crescimento na área plantada de 8% em relação à safra anterior, enquanto a Bahia cresceu 2,8%. O Maranhão - o outro estado nordestino produtor de soja - registrou um decréscimo de 7,3%.
O levantamento indica que o Piauí passou de 819,4 mil toneladas de soja na safra passada para 825,8 mil toneladas na safra atual, registrando um aumento de 0,8%. Na Bahia e no Maranhão, embora a produção seja superior, em função de maior área plantada, houve uma redução de 14% e de 6,6%, respectivamente, no volume de grãos.
Para o chefe do Setor de Apoio à Logística e Oferta (Segeo) da Conab no Piauí, José Drummond de Carvalho, a produção de grãos será superior ao registrado neste levantamento. Ele se baseia no crescimento da área plantada no estado e na produtividade, que ainda não se igualou à registrada na safra anterior.
José Drummond explica que, no caso da soja, a área plantada passou de 253,6 mil hectares para 273,9 mil hectares, mas a produtividade registrada no momento ficou em 3,015 mil quilos por hectare, abaixo dos 3,231 mil quilos por hectare registrados na safra passada.
O próximo boletim de acompanhamento e avaliação da safra será divulgado no mês de junho e o último sairá em agosto. “No final, não tenho dúvida de que a safra de grãos do Piauí este ano será maior do que a registrada no momento”, garante Drummond.
Fonte: Ccom

Nenhum comentário: