A Prefeitura de Parnaíba e o governo do estado do Piauí através da Secretaria das cidades estão promovendo um Seminário para apresentação da Proposta de Regionalização referente ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos conveniado com o Ministério do Meio Ambiente, envolvendo 33 municípios das regiões de desenvolvimento da Planície Litorânea e Cocais. O evento acontecerá neste dia 02 de maio no auditório da Associação Comercial a partir das 8h da manhã.A Prefeitura já vem adotando medidas para melhorar as condições e reordenamento do aterro sanitário de Parnaíba, que é o destino final de todos os resíduos sólidos gerados na cidade. De acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Paulo Henrique Castelo Branco, a Prefeitura de Parnaíba concluiu o projeto de parceria com a Caixa Econômica Federal que foi assinado ainda em administrações passadas.
O projeto tratou da recuperação do galpão de triagem de material, instalação de esteiras para seleção de material, prensa de compactação de material metálico e de plástico, a construção de uma célula revestida com uma manta que serve para impermeabilização do local, protegendo o solo e o lençol freático de contaminações. O galpão se destina à separação do lixo orgânico do inorgânico para fins de reciclagem. Para o fechamento deste projeto falta somente a instalação das máquinas e alguns equipamentos que tiveram que passar por reparos. Segundo o secretário Paulo Henrique Castelo Branco, o projeto inclui também medidas para diminuir o números de catadores de lixo sem condições adequadas.
Ele disse ainda, que o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos coincidem com as idéias do Prefeito José Hamilton que pretende construir um novo aterro sanitário em Parnaíba atendendo as novas exigências do Ministério do Meio Ambiente e do Instituo Brasileiro de Administração Municipal(Ibam). Por conta dessa medida a União vai transferir ao município de Parnaíba um terreno de 100 hectares que fica localizado nas margens da BR 343 próximo ao Posto de Policia Rodoviária Federal, onde a metade dessa área será destinada a construção do novo aterro sanitário solucionando em definitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário