sábado, abril 18, 2009

Na fórmula 1 fala-se tanto em difusor, mas afinal o que é difusor?

O difusor traseiro, também conhecido como extractor, é o elemento por onde sai o ar que circula debaixo de um carro de Fórmula 1. “Quanto mais depressa sair o ar, menor é a pressão”, explica José Mendes Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, sublinhando que este escoamento mais rápido do ar permite uma maior “carga aerodinâmica”. Ou seja, o carro fica mais perto do solo, tornando-se mais rápido especialmente nas curvas.
O efeito do difusor é mais evidente nas curvas, nas travagens e nas acelerações. “Nota-se em todas as situações em que é necessária tração, ou seja, sempre que é necessário que o carro se agarre ao solo”, explica José Mendes Lopes.
O difusor costuma ser um elemento quase idêntico em todos os carros, mas este ano três equipes (Brawn, Toyota e Williams) optaram por um desenho diferente, fazendo uma interpretação diferente dos regulamentos (e que foi considerada legal pela Federação Internacional do Automóvel).
O difusor, que no caso da Brawn poderá estar a render 0,5 segundos por volta, é fundamental, “porque o que se passa debaixo do carro é importante”. Além disso, a sua forma afecta também o desenho de outros elementos. Ao escolher um difusor com uma espécie de dois pisos e mais canais para a saída do ar, a Brawn teve de mudar a forma de elementos, como a caixa de velocidade e a suspensão traseira. Isto significa que as outras equipas, ao adoptarem um difusor traseiro com um novo desenho, terão também de proceder a alterações noutras partes do carro.
O desenho escolhido por Brawn é uma espécie de elemento com dois pisos. Um que encaminha o ar pelas condutas laterais, e outro que liberta o ar pelo meio, na zona com a forma de "v".
Fonte: Público

Nenhum comentário: