sábado, abril 11, 2009

FGV: Piauí apresenta o pior desenvolvimento do País

O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE), novo indicador elaborado e divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que São Paulo é o mais avançado do Brasil, com índice 99.1, seguido pelo Distrito Federal (98.9) e Rio de Janeiro (98.6).
Já Piauí, apresenta o pior desenvolvimento do País (11.4). Na análise da evolução ocorrida de 2001 a 2007, Tocantins foi o que apresentou o maior crescimento (94.40). Bahia teve a 2ª melhor performance nesse período (89.33).
O Maranhão obteve o 3º maior crescimento (81.33), apesar de ser o segundo Estado brasileiro mais subdesenvolvido (15.8), ganhando apenas do Piauí que tem o pior desempenho.
De acordo com o estudo da FGV, o desenvolvimento integral de um Estado só acontece quando existe também a melhoria de fatores de qualidade de vida como educação, saúde e segurança. Segundo o estudo, houve avanços na Paraíba, mas eles ainda são tímidos. O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE) foi construído a partir de 36 variáveis sociais e econômicas. O indicador mediu fatores como saneamento básico, qualidade da moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza.
Clique aqui e leia reportagem completa Portal O Dia.

Nenhum comentário: