domingo, abril 12, 2009

Estradas do litoral piauiense cheias de animais

Quem trafega pelo litoral piauiense corre sério risco de acidente com animais na estrada, são centenas deles em Luis Correia, principalmente entre Atalaia e Macapá. Os acidentes ocorrem quase que diariamente.
Quem vai para a Pedra do Sal também encontra vacas, jumentos, bodes etc. Esse bezerro da foto flagramos ontem (11) quando fomos cobrir o Pena Surf Nordeste Amador na Pedra do Sal.
Não tem uma polícia de apreensão desses animais na região norte do estado, as prefeituras empurram o problema pro estado e este para a Polícia Rodoviária Federal e em conseqüência a questão fica sem solução.
Jumento é o principal problema - Dentre os animais que ficam soltos na estrada o jumento se constitui no principal empecilho para a implantação de um programa de apreensão de animais, os demais animais, como bois, por exemplo, em caso de apreensão os donos pagam a multa para retirar, já o jumento ninguém aparece porque não tem valor comercial.
As prefeituras só irão tomar alguma providência quando alguém importante sofrer um acidente trágico com repercussão em todo o estado ou alguém responsabilizar criminalmente o gestor pela falta de zelo com o cidadão. Quanto custa uma vida? Acredito que o investimento para prender esses animais é infinitamente menor! E o turista como é que fica? Vamos dizer que é um animal silvestre?
Com a palavra o prefeito de Parnaíba, de Luis Correia, de Cajueiro da Praia e da Ilha Grande.

Nenhum comentário: