
O ministro do Turismo, Luís Barretto, acompanhado de personalidades como o governador Wellington Dias; senador João Vicente Claudino; o secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite; deputados, secretários de Estado, prefeitos e vereadores da região foram recepcionados pelo prefeito José Hamilton Castelo Branco, anfitrião das cerimônias.
A comitiva visitou o Porto das Barcas, onde aconteceu no Auditório da Associação Comercial a assinatura de Ordem de Serviços visando a construção de obras estruturais que beneficiarão vários municípios do norte do Estado, como: Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande de santa Isabel, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Piracuruca, Piripiri e Pedro II.
Em seguida seguiu para a Praia da Pedra do Sal, onde foi celebrada a inauguração da urbanização da orla, que se constituiu em implantação de ciclovias, calçadão e vias de acesso asfaltadas.
Os recursos liberados são oriundos do Ministério do Turismo e do Tesouro Estadual. Entre as obras, estão previstas a construção de um Terminal Rodoviário Turístico em Luís Correia; a urbanização do Porto dos Tatus; a pavimentação da PI 110 (entrocamento de Piracuruca a Alto Alegre); construção de barracas na Orla marítima da praia da Pedra do Sal e urbanização do centro de Pedro II. A verba proveniente do Ministério do Turismo é da ordem de 13,2 milhões de reais. “Todas essas obras são de grande importância para o desenvolvimento do setor turístico do Piauí. E nesse momento eu não poderia deixar de destacar o empenho da bancada federal piauiense, através do senador João Vicente Claudino e do Deputado Paes Landim, que buscam firmar parcerias constantes como Ministério do Turismo, garantindo realizações que beneficiam não só o turista, mas também o povo do Estado”, pontuou o ministro Luís Barreto. Durante a cerimônia, o senador João Vicente Claudino, que juntamente como Deputado Paes Landim foi testemunha da assinatura dos convênios, destacou a relevância social e econômica do turismo para o Estado. “Todas as nossas emendas de bancada foram encaminhadas ao Ministério do Turismo; a mais recente delas destina-se à construção do Centro de Convenções de Parnaíba, o qual conta com projeto assinado pelo reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer.
Também estamos trabalhando para que as ZPEs - Zonas de Processamento de Exportação, e aí destaco a de Parnaíba, sejam implementadas. Pois isso proporcionará um desenvolvimento sócio-econômico para o Estado a partir de suas vocações naturais específicas”, explicou o parlamentar. Já o governador Wellington Dias falou sobre a importância da visita do Ministro do Turismo ao Estado. “É importante que o ministro constate de perto o potencial do Estado e observe como estão sendo aplicados os recursos oriundos desta parceria.
Hoje, ao mesmo tempo em que ele visita às obras, nos libera novos recursos que permitem dotar de equipamentos turísticos encantadoras paisagens naturais piauienses”, afirmou. Na ocasião, o sentimento de unidade regional da Rota das Emoções foi destacado pelo prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco. “Esse processo de urbanização da nossa orla beneficia não só Parnaíba, mas todos os municípios da região, pois o turista que nos visita não se atém às fronteiras geográficas que nos separam”. Um outro ponto que acabou entrando em pauta foi a candidatura de Parnaíba à Sub-sede da Copa de 2014, colocado pelo Secretário de Turismo, Sílvio Leite, que aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro Luís Barretto um caderno de reivindicações. “Gostaria de agradecer ao entusiasmo e apoio do senador João Vicente Claudino, assim como do Deputado Paes Landim, pelo empenho no fortalecimento do turismo no Piauí. E aproveitando o sentimento de entusiasmo, peço o apoiodo senhor ministro na candidatura de Parnaíba como sub-sede para a Copa de 2014”, encerrou o secretário. Segundo o ministro, Parnaíba tem fortes chances na disputa, tendo em vista que a cidade está na lista dos 65 destinos indutores do Turismo até 2014. No Piauí, além de Parnaíba, também compõem a lista Teresina e São Raimundo Nonato.
Fonte: portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário