quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Vinte procuradores-gerais estão no litoral

O Piauí, particularmente o litoral, sedia pela primeira vez a Reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais do Estado e do Distrito Federal. Ontem, 20 procuradores-gerais do país participaram da solenidade de abertura, que ocorreu no Rio Poty Hotel. O evento segue até o dia 14.
Os trabalhos continuaram hoje no litoral do Estado, em Luís Correia, para onde os procuradores seguiram no início da manhã de quinta-feira. A pauta da reunião inclui eleição e posse da diretoria para o biênio 2009/2011, além de palestras que abordarão temas como Retenção dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios e PEC 12, que trata dos Precatórios e Lei do Piso Nacional do Magistério.
A programação inclui passeio ao Delta do Parnaíba. O presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais, Rafael Coldibelli, destacou a importância do papel da categoria, que tem a missão de defender a autonomia dos Estados. Ele lembrou que o evento é uma oportunidade de troca de informações, já que os problemas são basicamente os mesmos em todos os Estados da federação.
Reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais “Tenho a certeza de que o evento fará com que a defesa dos Estados amadureça mais”, disse. O aumento da remuneração dos procuradores do Piauí e a melhoria da infraestrutura da procuradoria do Estado foram algumas das conquistas da categoria mencionadas durante a abertura pelo Procurador Geral do Piauí, Plínio Clêrton. “Outra vitória é a nomeação para o cargo de Procurador-Geral do Estado somente alguém de carreira (do quadro de procuradores do Estado). Este feito está assegurado graças ao governador Wellington Dias, que solicitou a fixação da regra juto à Assembleia Legislativa. Uma ação louvável”, declarou. O governador Wellington Dias enfatizou que o país vive o período mais longo e contínuo de democracia e que a busca pelo respeito às leis têm levado a nação a uma condição de organização muitas vezes melhor que países de primeiro mundo.
No entanto, ele lembrou que a burocracia muitas vezes afeta os interesses diretos do povo, por isso a importância de reuniões como esta, onde os conhecimentos e idéias para o progresso da população são socializados. “O encontro mostra também a importância do Piauí no cenário jurídico do país, já que muitas vezes o nosso Estado tem uma imagem distorcida lá fora. É uma oportunidade de divulgar os potenciais daqui”, revelou.
Fonte: Ccom

Nenhum comentário: