terça-feira, fevereiro 17, 2009

Políticos piauienses na lista da Ong Transparência Brasil - Deputado Tererê é um deles

Parlamentares piauienses fazem parte da lista da Ong Transparência Brasil, que analisa os dados referentes a todos os parlamentares em exercício em fevereiro de 2009 na Câmara dos Deputados, Senado, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores das Capitais, num total de 2.368 integrantes. Eles doaram mais de 10% dos bens declarados para suas próprias campanhas.
Levantamento realizado no âmbito do projeto Excelências a partir de informações sobre o patrimônio declarado por políticos e as doações eleitorais que realizam mostram que muitos mentem à Justiça Eleitoral -- eles financiam eleições com recursos que superam o total dos bens que declaram.Sessenta e cinco por cento desses parlamentares (1.531) fizeram doações eleitorais. Desses, 782 foram candidatos, o que significa que tiveram de informar o seu patrimônio à Justiça Eleitoral. Isso permite comparar os bens que declararam com as doações que fizeram.
O resultado é que nada menos de 85 deles (11% dos 782) fizeram doações que superaram o total dos bens que declararam possuir. Os que doaram a campanhas mais de metade de seu patrimônio declarado (incluindo portanto os anteriores) são 114 (15% dos 782).
No Piauí 18 parlamentares doaram mais de 10% do seu capital:
Elizeu Aguiar (PTB) Câmara dos Deputados - 18,7%
Nazareno Fonteles (PT) Câmara dos Deputados - 41,1%
Dr. Pinto (PDT) Assembléia Legislativa - 24,3%
Paulo Martins (PT) Assembléia Legislativa - 23,2%
Tererê (PSDB) Assembléia Legislativa - 39,6%
Décio Solano Nogueira (PT) Câmara de Teresina - 63,0%
Eduardo R. da Silva - R. Silva (PP) Câmara de Teresina - 10,9%
Jonas dos S. Filho - Joninha (PSDB) Câmara de Teresina - 10,0%
José Ferreira de Sousa (PSDB) Câmara de Teresina/PI - 26,1%
José Nito de Oliveira Sousa (PMDB) Câmara de Teresina - 37,9%
José Pessoa Leal (PDT) Câmara de Teresina -10,9%
Pastor Levino dos Santos (PRB) Câmara de Teresina - 60,0%
Teresa dos Santos S.Britto (PV) Câmara de Teresina 18,6%
Não declararam possuir bens:
Rodrigo de Souza Martins (PSB) Câmara de Teresina
Urbano Lopes Neiva Eulálio (PSDB) Câmara de Teresina
Valdemir Sivirino Virgino (PTC) Câmara de Teresina
Veja o quadro completo em www.excelencias.org.br/

Nenhum comentário: