sexta-feira, abril 10, 2020

Todos são suspeitos e devem usar máscara, diz superintendente da Sesapi, Herlon Guimarães

PANDEMIA: "Toda a população é suspeita de ter ou transmitir Covid-19", diz superintendente da Sesapi. Superintendente também esclarece porque os boletins da Sesapi não apresentam mais o total de casos suspeitos
Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Básica da Sesapi
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) divulgou vídeo na última quinta-feira (9) no qual o superintendente de Atenção Básica Herlon Guimarães explica que não existe mais a transmissão comunitária, assim todos são suspeitos de ter e/ou transmitir o novo Coronavírus. Segundo o gestor, a informação é embasada por declaração do Ministério da Saúde.

"Queremos explicar como vai se dar nosso boletim, ontem tivemos apenas dados com confirmados, óbitos e os descartados. A cada dia vamos reformular o boletim. Hoje temos a declaração do Ministério da Saúde, onde não existe mais a transmissão comunitária, ou seja, toda e qualquer pessoa é considerada suspeita”, comentou.

O boletim emitido diariamente não traz mais informações sobre total de suspeitos, uma vez que toda a população é suspeita. Os dados dos últimos boletins dizem respeito apenas a número de mortes, casos confirmados e descartados.

"Desde o momento, desde a semana passada que também o MS pediu que todos usassem máscara, isso é pelo simples fato de que todos são considerados suspeitos, então não existe mais lógica de emitirmos um boletim com a quantidade de suspeitos. Hoje toda a população é considerada suspeita, pode sim, ou estar sintomática para o vírus do Covid ou pode estar assintomática. Esse é mais um esclarecimento para toda a sociedade piauiense", informou.

Números da Covid-19 no Piauí e Brasil:
Até o momento o Piauí tem 40 casos confirmados da Covid-19 e sete mortes. 955 piauienses testaram negativo para o novo vírus. Das 7 mortes, cinco aconteceram em Teresina, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino. Dos 40 casos, 33 são em Teresina, três em São José do Divino, dois em Piracuruca, um em Parnaíba e outro em Campo Maior. Todos estes municípios estão localizados na região Norte do Piauí.

O número de mortos no Brasil chega a 941. O país tem 17.857 casos confirmados da doença.

Por: Valciãn Calixto/Piauí Hoje | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: