segunda-feira, novembro 18, 2019

Retirada 3.5 toneladas de resíduos contaminados com óleo das praias do litoral ouayuebse

O litoral do Piauí registrou incidência de manchas em suas praias durantes o feriadão da independência. Já foram retiradas cerca de 3.5 toneladas de resíduos contaminados com óleo das praias do litoral piauiense. Pedra do Sal teve com 1.650 kg de resíduos contaminado foi a maior concentração de manchas em um único ponto desde o aparecimento do material, no final de setembro. 

As placas alertando aos banhista que as praias estão impróprias para banho foram criminosamente retiradas na noite de sábado. A CIPTur - Companhia Independente de Policiamento Turístico já está investigando.
Segundo afirmou o gerente de fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Renato Nogueira, em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (18) as praias não estão interditadas, mas apenas imprópria para o banho, podendo ser frequentada, mas alerta que permanece imprópria para os banhos nas três praias: Atalaia, Pedra do Sal e Peito de Moça.

Desde as primeiras ocorrências, já foram retiradas mais de três toneladas de resíduos contaminados, incluindo areia, capim, cordas e redes de pesca. Ainda há materiais a serem recolhidos. Os resíduos estão sendo armazenados em tambores e levados a um aterro controlado na cidade de Parnaíba. 
Após a identificação de focos de óleo em praias do Delta, o trabalho dos órgãos ambientais vai focar a parte oeste no litoral piauiense nos próximos dias. 

“Hoje estamos avaliando o que foi feito ontem (16). Amanhã nós vamos a praia do Pontal, última praia antes de chegar no Delta e na terça-feira iremos ao Delta com uma embarcação junto com a prefeitura de Ilha Grande monitoras as praias nas ilhas do Delta”, explicou Renato Nogueira.

Neste final de semana, um helicóptero vistoriou a área e não identificou a presença de novas manchas em mar aberto.

Por: Klise Albuquerque | Jornal da Parnaíba com informações do Cidade Verde

Nenhum comentário: