sexta-feira, fevereiro 01, 2019

Aeroporto de Parnaíba utiliza apenas 2% de sua capacidade

Aeroporto Internacional prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba
Por Ribamar Aragão

Enquanto o aeroporto de Parnaíba recebeu 11 mil passageiros em 2018, o de Jericoacoara registrou quase dez vezes mais (100 mil) em apenas seis meses.

Nem subutilizado o aeroporto de Parnaíba pode ser classificado. Para tal, o espaço teria que ter ao menos 20% de sua capacidade anual de passageiros, que é de 800 mil, mas o que se registra por lá não alcança nem 2% disso. Isso mesmo, um número irrisório diante do que o nosso ‘internacional’ Pref. Dr. João Silva Filho pode receber.

Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa no município de Cruz
Em 2018, o aeroporto de Parnaíba, inaugurado em 1971, teve, segundo dados da Infraero, um fluxo total de 11.322 passageiros, incluindo embarque e desembarque. Em termos de retorno financeiro, o aeroporto de Parnaíba não deve ser muito interessante para a Infraero. E se esse espaço aeroviário fosse a leilão, nenhuma empresa privada do Brasil ou do mundo se interessaria muito em adquiri-lo, pois certamente garantiria pouco lucro para seus donos.

Apenas para efeito de comparação, o aeroporto de Jericoacoara (inaugurado em junho de 2017), que fica no município de Cruz, no Ceará, não tão distante daqui, recebeu 100 mil passageiros em seus primeiros seis meses de funcionamento. O de Parnaíba tem quase cinco décadas.

Jeri é uma das maiores potências turísticas do Nordeste.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: