sábado, julho 14, 2018

Precisamos aprender com os japoneses: lugar de lixo é na lixeira!

Os japoneses estão aproveitando a Copa do Mundo para dar exemplo aos povos. Nos estádios eles além de guardar seu próprio lixo ainda juntam o que é jogado no chão por pessoas oriundas de países onde ainda reina a pouca educação e colocam nas lixeiras espalhadas pelas ruas e estádios da Rússia. 
Torcedor japonês recolhe o lixo após o jogo na Arena da Dunas, em Natal (Foto: Chandy Teixeira)
Já no Brasil, diferente dos japoneses, muitos ainda acham que tem que pagar alguém pra vigiar o lixo ao invés de usar estes recursos para investir em educação.

Já na Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 os japoneses foram flagrados por emissora de TV brasileira ao final da partida entre Costa do Marfim e Japão quando os japoneses deram um banho de educação em Recife. Ao final da partida, eles recolheram o lixo no entorno de onde se sentaram, dando uma verdadeira lição aos demais torcedores.

Matéria relacionadas: Por pura maldade a Praça do Amor é vandalizada diariamente.

O gesto foi novamente visto ao final da vitória por 2 a 1 do Japão contra a Colômbia, na Arena Mordovia em Saransk na Russia em 2018.

Enquanto isso, na Praça do Amor em Parnaíba, veja o que acontece com o lixo.

No nosso país é frequente ver crianças jogarem no meio da rua e diante dos olhos complacentes dos pais, o saquinho de pipoca, salgadinho, bombons, etc. sem serem repreendidos e ensinados. Pior ainda é ver os próprios pais fazerem o mesmo diante das crianças dando um péssimo exemplo aos filhos.

Precisamos aprender o exemplo dos japoneses e fazermos a nossa parte recolhendo nosso próprio lixo e se possível o daqueles que ainda não se conscientizaram. 

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: