sábado, abril 21, 2018

Praias do Piauí: Praia do Barro Preto

A praia do Barro Preto se localiza na Rodovia PI-116 (lado esquerdo) - Km 7,5, Luís Correia, região norte do Piauí, a 338 quilômetros da capital, Teresina, e 26 quilômetros da cidade de Parnaíba. É formada por uma ampla faixa de areia plana e retilínea na maior parte de sua extensão, chegando a mais ou menos a 1,5 km de paisagens exuberantes. Possui ondas suaves devido ao extensivo molhe de pedras que não chegam a 2 metros de altura, não apresentando dunas em seu espaço geográfico. Não se sabe ao certo porque a praia leva esse nome, e muitas das suas historias foram esquecidas ao longo do tempo. A praia é frequentada por moradores e turistas, em geral veranistas piauienses e, em menor número, pessoas de estados vizinhos.

O bairro onde se localiza a praia é palco de amplos investimentos e projetos grandiosos como hotéis, pousadas e residências de veraneio de grande porte. O maior empreendimento fixado nessa área é o SESC Praia, inaugurado em 12 de julho de 1996. Com arquitetura moderna, é uma obra de arte projetada para proporcionar aos empregados do comércio, seus dependentes, turistas e comunidade em geral, conforto, lazer e entretenimento. Com uma área de 59 mil metros quadrados, sua estrutura abriga um hotel com 40 apartamentos, centro de convenções, restaurantes, bar, parque aquático e área de eventos. 
A praia de Barro Preto esta situada entre a praia de Peito de Moça e a praia do Coqueiro, sendo um forte atrativo turístico para aqueles que desejam uma praia mais calma e menos movimentada, ideal os que estão levando a família para testemunhar as belezas do litoral piauiense.

Antigamente a praia abrigava uma comunidade pesqueira que pouco resistiu às fortes influencias do turismo na região. Atualmente não pode ser considerada mais uma vila de pescadores, porém é um paraíso tranquilo onde a vida é simples, longe do estresse e da pressa do cotidiano. A vida na comunidade é pacata em períodos letivos do ano. Nos meses de junho e julho, bem como nos meses de novembro a fevereiro o fluxo de turistas nessa praia aumenta consideravelmente. Mas ainda não é uma forte escolha entre os visitantes da região, que se deslocam para áreas próximas como Atalaia e Barra Grande.
A praia oferece condições favoráveis à prática do kitesurf pelos seus ventos fortes e contínuos que duram praticamente toda o ano. Dessa forma a comunidade vem sofrendo com a leva de construções, mesmo que com menor intensidade do que nas áreas vizinhas, que são realizadas na região. Porém esse crescimento do fluxo turístico pouco colabora com a melhoria de emprego e renda aos residentes. As casas construídas nessa comunidade são de maioria de empresários que alugam em períodos de forte temporada para visitantes que desejam passar eventos importantes, como a chegada do ano novo e o carnaval.

A praia do Barro preto é uma área de proteção da vida marinha e preservação do meio ambiente, desta forma se faz presente o Projeto Tartarugas do Delta que fazem o acompanhamento da atividade pesqueira com o objetivo de fazer o levantamento da biodiversidade marinha registrada na região APA Delta do Parnaíba; monitora as desovas de tartarugas marinhas, ninhos e realizamos soltura de filhotes e realiza atividades de educação ambiental, com o público escolar (professores e alunos) e não escolar (turistas e comunidade em geral), através de ciclos de palestras, oficinas, gincanas, exposições em vídeos e museu didático. Dependendo da época do ano, o turista consegue ver o nascimento das tartarugas junto com os profissionais do projeto.

Por Vítor Pereira dos Santos
Revisado pelo prof. MSc. Moacyr Ferraz do Lago
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: