domingo, abril 27, 2025

Morre em hospital de Teresina aos 40 anos, o vereador de Parnaíba, Brunão

Brunão, conhecido por sua trajetória de superação, ficou conhecido não apenas pela sua atuação política

O vereador de Parnaíba, Bruno Vasconcelos Cunha (PL), de 40 anos, morreu em um hospital particular em Teresina, na madrugada deste domingo (27), por complicações de uma cirurgia bariátrica. Ele- que sobreviveu à Covid e tinha algumas comorbidades como hipertensão- compartilhava publicamente a luta contra a obesidade, chegando a pesar 242 kg. 

Ele estava há alguns dias hospitalizado e chegou a ficar na UTI. A suspeita é que a causa da morte tenha sido por insuficiência hepática após a cirurgia bariátrica (by-pass gástrico), procedimento que reduz o tamanho do estômago e altera o sistema digestivo para ajudar na perda de peso e no controle de doenças relacionadas à obesidade. A insuficiência hepática é um problema de saúde grave e raro que pode ocorrer após a cirurgia.

Após se candidatar pela segunda vez, foi eleito vereador de Parnaíba em 2024. O velório de Brunão será na Câmara Municipal de Parnaíba e está previsto para o início desta tarde. Já o sepultamento deve ocorrer por volta das 17h. 

O presidente da Casa Legislativa, Daniel Jackson, se manifestou por meio de nota de pesar. 

"A Câmara Municipal de Parnaíba manifesta profundo pesar pelo falecimento do vereador BRUNO VASCONCELOS CUNHA, o BRUNÃO, fato ocorrido neste domingo, dia 27 de abril de 2025. Neste momento de dor, rogamos a Deus que conforte os corações de familiares e amigos". 

O servidor público, Samuel Aráujo lamentou a perda e destacou algumas das características do amigo. "Ele era uma pessoa alegre, humilde, gostava de ajudar as pessoas. Realizou o sonho de ser vereador e estava com projetos de ajudar a população ainda mais", disse o amigo.

Um dos posts, em dezembro de 2024, mais uma vez, o vereador compartilhou sua luta contra a doença e os desafios que enfrentou para ser eleito. 

"Em 2020, ainda pesando 242 kg, lancei minha candidatura a vereador e recebi 482 votos. No ano seguinte, comecei a trabalhar como vigia em um posto de saúde. Durante esses quatro anos, esperei pacientemente por uma nova oportunidade de tentar novamente, plenamente ciente das dificuldades que enfrentaria. Nesse período, percebi que muitas pessoas que se diziam amigas se afastaram, simplesmente porque acreditavam que um candidato humilde, sem grandes recursos financeiros para a campanha, não teria chance alguma. Apesar disso, nunca deixei de acreditar nos meus sonhos. Decidi cuidar primeiro da minha saúde, nosso bem mais precioso. Com um peso muito mais leve, levei minhas propostas e ideias às pessoas, e a confiança nelas e em mim só aumentou. Segui em frente, sempre confiando em Deus e na força que Ele me dá para continuar. É doloroso perceber que algumas amizades ficaram pelo caminho, mas a realidade é que muitas pessoas não suportam ver o progresso dos outros. Agora, meu foco é trabalhar ainda mais, fortalecer minha conexão com as comunidades e apresentar propostas consistentes e bem planejadas, que tragam benefícios reais para todos. O que está por vir está nas mãos de Deus, e confio plenamente nos planos que Ele tem para mim. Seguiremos em frente com fé e determinação!", postou o vereador. 

Por Graciane Araújo | cidadeverde

Nenhum comentário: